SOBRE A CARREIRA
O Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional do Centro Universitário Inta – Uninta, apresenta Projeto Pedagógico embassado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Terapia Ocupacional (Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de fevereiro de 2002; que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional; na Resolução nº 04, de 6 de abril de 2009, que dispuseram sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional, bacharelados, na modalidade presencial; na Resolução CNS nº 650, de 4 de dezembro de 2020, que dispôs sobre as recomendações do Conselho Nacional de Saúde para a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação Bacharelado em Terapia Ocupacional). A profissão do terapeuta ocupacional tem como objeto a atividade humana, seja no desempenho ocupacional, seja nas atividades do cotidiano, entre outras e sua atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) vai desde a promoção da saúde até a sua reabilitação.
O Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional do Centro Universitário Inta – Uninta, está comprometido com a formação de Terapeutas Ocupacionais aptos a atuar no âmbito das políticas públicas, assumindo uma postura crítica, reflexiva, com responsabilidade ética e democrática e defesa dos direitos humanos.
Assim, o perfil do Egresso do Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional do Centro Universitário Inta – Uninta, assegura formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas de Terapia Ocupacional. Conhece os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção e atua com base no rigor científico e intelectual.
O Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional do Centro Universitário Inta – Uninta tem como compromisso formar terapeutas ocupacionais com competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) para o pleno exercício profissional, com vistas a:
- Intervir nos campos da saúde, educação, assistência social, previdências social, esporte, lazer, justiça, trabalho, cultura e meio ambiente;
- Fomentar e participar da implementação de políticas públicas, sejam estas setoriais ou intersetoriais;
- Utilizar a atividade e ocupação humana como elemento fundamental para a emancipação e a autonomia de pessoas, grupos e coletivos, sejam pelas artes, o trabalho, o lazer, a cultura, as atividades artesanais, lúdicas, de autocuidado, cotidianas e sociais, dentre outras;
- Utilizar as bases conceituais, métodos e técnicas provenientes do conhecimento da área das Ciências Biológicas e da Saúde: bases moleculares e celulares dos processos biológicos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos sistemas e aparelhos; determinantes sociais da saúde; métodos e estratégias de proteção, prevenção, promoção, intervenção, reabilitação e cuidado paliativos, em nível individual e coletivo; e as redes de atenção à saúde (nos diferentes níveis assistenciais). Saúde Coletiva, Saúde Mental; Saúde do Trabalhador; Saúde, Funcionalidade e Participação da Pessoa com Deficiência, Contextos Hospitalares, Cuidados Paliativos e Práticas Integrativas e Complementares; Educação Ambiental e Biossegurança;
- Desenvolver visão crítica, atuando de forma criativa no contexto de transformação das práticas assistenciais em saúde mental, considerando aspectos importantes da construção cotidiana dos processos de reforma psiquiátrica, tais como, o trabalho comunitário e territorial, a construção de projetos terapêuticos singulares, a reabilitação psicossocial, os processos de desinstitucionalização, a produção de autonomia e a modificação de valores sociais que invalidam a pessoa com sofrimento psíquico;
- Utilizar bases conceituais, métodos e tecnologias sociais com base nos conhecimentos das áreas das Ciências Humanas e Sociais, da Educação, das Artes.
- Ter capacidade de dialogar com saberes tradicionais e populares, reconhecendo o lugar da técnica e dos saberes científicos em diálogo com outros saberes. Conduzir ações, projetos e programas de proteção social em diferentes níveis de complexidade, de ampliação e fortalecimento de redes, em contextos marcados por desigualdades de raça, gênero, classe, dentre outros.
- Desenvolver planos de intervenção, realizando análise de atividades, diagnósticos ocupacionais, avaliação e reavaliação por meio das atividades humanas, visando funcionalidade, independência, autonomia e qualidade de vida;
- Atuar garantindo a intersetorialidade e integralidade da assistência, como conjunto articulado e contínuo das ações, individuais e coletivas, realizadas em serviços, contextos e equipamentos sociais em todos os níveis de complexidade;
- Desenvolver e explorar recursos pessoais, técnicos e profissionais para a condução de processos terapêuticos ocupacionais numa perspectiva interdisciplinar; reconhecendo as intensas modificações nas relações societárias, de trabalho, educação e comunicação em âmbito mundial;
- Desenvolver o raciocínio terapêutico ocupacional para analisar situações nas quais se propõe a intervir, o diagnóstico clínico e/ou institucional, a intervenção propriamente dita, a escolha da abordagem terapêutica apropriada e a avaliação dos resultados alcançados;
- Conhecer o processo de vida dos indivíduos, nas suas múltiplas dimensões, reconhecendo a problemática das populações, a influência das diferentes dinâmicas socioculturais nos processos de inclusão-exclusão e estigmatização;
- Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos e os diferentes modelos de intervenção; visando à formulação de estratégias em Terapia Ocupacional;
- Desenvolver os principais procedimentos e intervenções terapêuticas ocupacionais utilizados, tais como: atendimentos individuais, grupais, familiares, institucionais, coletivos, territoriais e comunitários;
- Desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias para a prática profissional, a saber: consciência das próprias potencialidades e limitações, adaptabilidade e flexibilidade, equilíbrio emocional, empatia, criticidade, autonomia intelectual e exercício da comunicação verbal e não verbal;
- Desenvolver a capacidade de atuar enquanto agente facilitador, transformador e integrador junto às comunidades, dialogando com os saberes tradicionais e/ou populares para defender, e promover a inclusão e participação social como direito
- Desempenhar atividades de assistência, ensino, pesquisa, planejamento e gestão de serviços e de políticas, de assessoria e consultoria de projetos, empresas e organizações;
- Atuar em equipes interprofissionais, planejando, coordenando, supervisionando, implantando e avaliando as intervenções terapêuticas ocupacionais relativas aos processos de construção do fazer humano, autonomia e inclusão social;
- Comprometer-se com a própria educação permanente e com a capacitação de futuros profissionais, facilitando a oferta de estágios em seus locais de atuação;
- Adotar estratégias de comunicação com outros profissionais e públicos em geral, de forma oral e escrita, mantendo o caráter confidencial das informações recebidas e assumir sempre que necessário, a liderança no trabalho em equipe interprofissional, com compromisso ético, responsabilidade e empatia;
Portanto, espera-se que o egresso do Curso de Bacharelado Terapia Ocupacional do Centro Universitário Inta – Uninta seja um profissional com visão crítica-reflexiva diante das demandas existentes no mercado de trabalho associado aos conhecimento, competências e atitudes inerentes à profissão para desenvolver com desempenho técnico-científico nos mais diversos cenários de prática.
SOBRE O CURSO
O surgimento da Terapia Ocupacional ocorreu como consequência do pós-guerra, com a criação de departamentos de Terapia Ocupacional nos hospitais militares, para reabilitar os jovens militares incapacitados durante a guerra, especificamente através da reaprendizagem das atividades da vida diária e artesanais. Acreditava-se que a ocupação ajudava a reintegrar o sujeito ao mundo das atividade produtivas, além de contribuir para que melhorasse das suas incapacidades.
De 1786 até 2000, a Terapia Ocupacional evoluiu passando por vários paradigmas, na contemporaneidade, os terapeutas ocupacionais intervêm em situações onde o desempenho ocupacional é comprometido. Na intervenção, centrada no paciente, os terapeutas ocupacionais utilizam as atividades significativas como meio ou como objetivo final, para restaurar o desempenho ocupacional alterado.
No Brasil, o primeiro curso de Terapia Ocupacional foi instalado pela ONU no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, na década de 1950, com duração de 12 meses. Além de São Paulo, outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, também receberam os primeiros cursos. Contudo, somente em 1969, a profissão foi reconhecida como nível superior.