CONHEÇA A FISIOTERAPIA
O Curso de Fisioterapia forma profissionais para prevenir, diagnosticar e recuperar indivíduos às necessidades de saúde e funcionalidade, contribuindo com a descoberta de novas e melhores soluções para os problemas ligados aos distúrbios de órgãos, sistemas ou funções corporais.
POR QUE CURSAR FISIOTERAPIA NA UNINTA?
Grande diferencial é a inserção do nosso aluno no ambiente prático desde o primeiro período e uma estrutura adequada para metodologia educativas de aprendizagem significativa e laboratórios completos com Hospital Simulado. Além disso, uma Clínica Escola de referência, assegura a formação completa com conhecimentos, habilidades e atitudes qualificadas. E a educação diferenciada na região com um corpo docente capacitado, apresentando metodologias atuais, e o estímulo e fomento à Pesquisa e Extensão, inovação e empreendedorismo.
LOCAIS DE ATUAÇÃO
O Fisioterapeuta pode atuar como profissional liberal ou em diversas instituições de saúde, tais como: hospitais, clínicas, postos de saúde, centros de reabilitação, centros geriátricos, SPAs, empresas, centros desportivos, escolas, entre outros.
A realização de cursos de pós-graduação permite ainda ao fisioterapeuta atuar em instituições de ensino como professor universitário e pesquisador na área da fisioterapia.
Especialidades
A Fisioterapia possui as seguintes Especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO: Acupuntura Fisioterapia Dermato-Funcional Fisioterapia Esportiva Fisioterapia do Trabalho Fisioterapia Neuro Funcional Fisioterapia Oncológica Fisioterapia Respiratória Fisioterapia Traumato-Ortopédica Osteopatia e Quiropraxia Fisioterapia em Saúde Coletiva Fisioterapia em Saúde da Mulher.O fisioterapeuta formado pelo curso de Bacharelado em Fisioterapia do UNINTA Campus Itapipoca possuirá uma formação generalista, e estará completamente capacitado para o mercado de trabalho da região, seja nos serviços públicos seja na iniciativa privada. Dessa forma, será capaz de atuar proporcionando saúde, qualidade de vida e bem-estar como ferramenta comunitária e social, mas também será capaz de solucionar e equacionar problemas advindos de novas situações. Apresentará uma visão inovadora e empreendedora e estará habilitado para atuar na promoção da saúde, prevenção de doenças e incapacidades e no tratamento e reabilitação, respeitando os princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.
- Atenção à saúde: Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, ser capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Deve realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética. A responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde.
- Tomada de decisões: Uso apropriado, eficácia e custo efetividade da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Deve avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
- Comunicação: Deve ser acessível e deve manter a confidencialidade das informações. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
- Liderança: Deve estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
- Administração e gerenciamento: Deve estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que deve estar apto a ser empreendedor, gestor, empregador ou líder da equipe de saúde.
- Educação permanente: Deve ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Deve aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional.
Habilidades e Competências
a) Competências
Para que o fisioterapeuta egresso da Faculdade Uninta Itapipoca exerça suas funções sociais de forma adequada, deve demonstrar competências e habilidades para interpretar e analisar, de maneira crítica, dados e informações, aplicar os conhecimentos técnicos na identificação e solução de problemas relativos às suas áreas de atuação, observar e raciocinar de maneira lógica e conexa e expressar-se claramente, além de conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia:
- Atuar-nos diferentes níveis de Assistência à Saúde, agindo em programas de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, respeitando o ser humano e agindo sempre de acordo com os conhecimentos técnicos e científicos da Fisioterapia.
- Respeitar, em todas as etapas do seu trabalho, os princípios éticos e bioéticos, valorizando o respeito ao cidadão.
- Emitir laudos, pareceres e atestados.
- Agir de forma correta junto ao paciente, prestando esclarecimentos, dirimindo dúvidas e orientando-o e a seus familiares durante todo processo terapêutico.
- Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais trabalhando de forma interdisciplinar junto a outros membros de equipe de Saúde.
- Prestar serviços de consultoria, além de promover atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de Saúde Pública ou Privada.
- Refletir, analisar e elaborar criticamente questões científicas e sociais em Saúde implicadas na atuação do Fisioterapeuta, tendo condições de intervir nas áreas de Fisioterapia comunitária, hospitalar e clínica.
- Planejar, atuar, acompanhar e avaliar ações de programas de promoção da saúde, prevenção de doenças e na reabilitação e recuperação do indivíduo, de forma humana, valorizando e respeitando a vida.
- Intervir-nos vários níveis de Atenção à Saúde para o desenvolvimento da qualidade de vida de indivíduos e das comunidades.
- Evidenciar senso crítico, investigativo e de autonomia pessoal e intelectual necessário para empreender a contínua qualificação de sua práxis profissional.
- Eleger técnicas, recursos e condutas apropriadas, objetivando tratar os distúrbios no campo do movimento humano, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica.
- Desenvolver e executar projetos de investigação na área de Saúde, que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber produzido e aplicando-o no cotidiano de sua atuação profissional.
- Acompanhar, incorporar e avaliar inovações científicas e tecnológicas pertinentes à sua prática profissional, sem perder de vista seu compromisso social.
- Atuar multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar mente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de Cidadania e de Ética.
- Ser capaz de aprender continuamente, tanto em sua formação quanto em sua prática diária, tendo responsabilidade e compromisso com sua educação e a de futuros profissionais.
b) Habilidades
Os alunos egressos do Curso de Bacharelado em Fisioterapia estarão preparados para as seguintes habilidades:
- Atuar nos níveis da saúde, planejando orientando e supervisionando intervenções fisioterapêuticas preventivas, promocionais, protetoras e reabilitadoras, tanto em nível individual quanto multiprofissional e social.
- Atuar multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar mente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e ética.
- Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integridade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
- Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas.
- Realizar consultas/avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando e decidindo pela alta fisioterapêutica.
- Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária.
- Exercer sua participação de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.
- Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos e privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional.
- Emitir laudos, pareceres, atestados, relatórios.
- Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico.
- Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
- Encaminhar o paciente quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde.
- Manter o controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança.
- Exercício da Clínica de Recuperação.
Essas habilidades serão despertadas, incentivadas e aprofundadas durante o desenvolvimento do Currículo Pleno do Curso de Bacharelado em Fisioterapia.