Apresentação
A atividade de observação de aves pelo homem remonta à Grécia antiga (Séc. IX a.C. e VIII a.C.), e ao longo dos anos foi se difundindo pelo mundo e teve seu desenvolvimento na Inglaterra no fim do século XVIII como lazer primordialmente aristocrático, a partir daí essa atividade foi ficando cada vez mais popular e difundida. No Brasil, esta prática pedagógica é pouco difundida, com iniciativas pontuais e isoladas, que partem quase que exclusivamente de biólogos e ornitólogos. Entretanto, a observação de aves pode ser utilizada como uma poderosa ferramenta didática para a educação, principalmente a ambiental, pois por possuir um caráter lúdico, prático, não conteudista, sensorial e experimental oferece um leque vasto de possibilidades para se trabalhar conteúdos e atitudes dos alunos a respeito da relação homem-natureza.
Além da motivação, de proteção das aves, existem outros pontos importantes que tem como base o uso das aves como ferramenta para educação ambiental, são eles: estímulo à capacidade de observação do aluno, promoção da experiência como processo educativo emancipatório, sensibilização do aluno com o meio-ambiente do entorno, desenvolvimento do conceito estético, reconhecimento da situação de coabitação do espaço com outros seres (que não apenas humanos) e a necessidade de preservação da qualidade ambiental para essa coexistência.
Autor

Ficha Técnica
Fotos: Voo da Caatinga
Autor: Prof. Romilson Silva Lopes Junior – Faculdades INTA
Data das Fotos: Durante o ano de 2015
Locais:
- Sobral
- Serra da Meruoca
- Chapada da Ibiapaba
- Maciço de Baturité
Equipamentos: Câmera Nikon D7100
Curadoria: Prof. Me. Regina Raick – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Organização:
- Anacléa de Araújo Bernardo – Pró-Diretoria de Inovação Pedagógica – INTA
- Antonio Diego Dantas Cavalcante – Pró-Diretoria de Inovação Pedagógica – INTA