Apresentação

Exposição cultural que apresenta os croquis, mapas, a realidade virtual e música da cidade de Lisboa em Portugal. São também compreendidos como Desenhos a mão livre, frutos do caderno do “Arquiteto”, figura mágica que capta os sentidos dos edifícios. Cada um destes croquis representam os registros iconográficos dos lugares onde este observador percorreu ao longo de 45 dias na cidade. A caminhada permite que o olhar atento do pesquisador, seja para averiguar os problemas existentes nestes conjuntos históricos arquitetônicos do Século XVIII, com valor patrimonial da humanidade.

A seleção destes croquis permite também mostrar aos visitantes sobre o tema da Reabilitação Urbana Integrada dos conjuntos históricos arquitetônicos e fomenta o conhecimento deste autor com sua pesquisa em Doutoramento em Arquitetura que está sendo realizada na Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Arquitetura, cuja expressão internacional elegeu no ranking da 6ª. Melhor Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU da Europa. Oportunidade que me fez refletir sobre o destino destes conjuntos históricos arquitetônicos da Rua de São Paulo.

Para fazer cada um destes croquis, foi necessário uma caminhada a pé sendo no dia ou noite, descobertas que revelaram novos fenômenos urbanos dos lugares de visitação turística global, aqui apresentados como à Rua de São Paulo, os bairros: Cais Sodré e Baixo Chiado. Buscando captar cada expressão do momento significativo do ver a cidade como linguagem não verbal. Aqui pode se descobrir, interpretar, visitar e sonhar na existência destes lugares de história que se revela como um flagra individual, a cada passo, outra possibilidade de entender os modos de viver, os hábitos, comportamentos de moradores e visitantes deste conjunto histórico da humanidade.

Autor

Prof. Dr. Augusto Nilo Barbosa Capibaribe

Ficha Técnica

  • Croquis: Aqui é Lisboa
  • Arquiteto: Prof. Dr. Augusto Nilo Barbosa Capibaribe¹ – Faculdades INTA
  • Data dos desenhos: Janeiro de 2016
  • Local: Lisboa, Portugal
  • Equipamentos:
    • – Caderno Sketch book
    • – Tinta aquarela
    • – Lápis
  • Curadoria: Prof. Me. Regina Raick – Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
  • Organização: Anacléa de Araújo Bernardo – Pró-Diretoria de Inovação Pedagógica – INTA

1Arquiteto Urbanista, Professor e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades INTA. Investigador do CIAU – Centro de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e Designer da Faculdade do Porto. Atualmente realizando o Doutoramento em Arquitetura pela Universidade de Lisboa cujo tema é “Tensões e Intenções da Arquitetura da Habitação Coletiva Contemporânea na América Latina.”.

Projetos relacionados