SOBRE O CURSO
O Bacharel em Direito é o profissional apto para atuar nas esferas pública e privada a partir das diversas carreiras jurídicas, podendo exercer suas atividades na Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Diplomacia, Docência do Ensino Superior, Defensoria Pública, Procuradorias, Delegacias, entre outros. As profissões jurídicas são amplas e diversificadas, proporcionando ao Bacharel em Direito um leque de oportunidades nas mais diversas áreas, tanto no âmbito administrativo quanto contencioso.
Cabe ao Curso de Direito do UNINTA Campus Tianguá, através da produção científica e tecnológica, buscar caminhos adequados para enfrentar o futuro, com base no saber crítico, criativo, atualizado e competente. Enquanto Instituição Educacional, responsável pela formação do profissional, deve repensar, redimensionar princípios, conceitos, critérios e valores, visando à produção e disseminação do conhecimento.
Com esse compromisso, um novo paradigma sobre a aprendizagem se estabelece – o aprender a aprender. A necessidade social deste Curso – de abrangência regional – enquanto realização do Direito é, e será imperativa, porque vital, a condição “sine qua non” para o avanço da sociedade.
O Curso de Bacharelado em Direito do UNINTA Campus Tianguá surge da necessidade da organização da sociedade civil, da necessidade da normatização da vida social e tem por dever estudar a realidade jurídica, tal qual ela se apresenta, analisando não só a Dogmática Jurídica, mas também a ética Jurídica para o seu corpo discente. Retratar, além dos valores jurídicos contidos no ordenamento jurídico, os valores morais da sociedade que serviram de base para aqueles. Aprender e praticar o Direito e, também, entender a sua utilidade para a sociedade.
A proposta elaborada no Curso de Bacharelado em Direito do Centro Universitário Inta – Campus Tianguá expressa consequentemente na sua Integralização Curricular que tem por objetivo facilitar o conhecimento e articular opiniões sobre a Ciência do Direito, relacionando o Direito com a Sociedade, respeitando o ordenamento educacional brasileiro vigente.
O PROFISSIONAL
O UNINTA Campus Tianguá entende que se faz necessário que o futuro profissional do Direito esteja e seja preparado para o exercício da cidadania, que se tenha um ensino jurídico apto à criação de uma consciência participativa como operador do Direito, de modo que o futuro profissional possa integrar-se aos múltiplos processos sociais, como agente da sociedade.
Uma das características principais da sociedade que se delineia no começo deste novo milênio é a pluralidade de opiniões e complexidade de relações. Cada vez mais, vemos surgir mudanças nas relações sociais. Consequentemente, se clama por uma educação que insira as novas gerações de forma plena nesta saudável pluralidade, condição necessária para o fortalecimento de um Estado Democrático. Como cita Marilena Chauí, autora da área de filosofia, em seu livro “Cultura e Democracia”, que para se ter uma sociedade justa, é necessário que a cultura não seja privilégio de poucos, entendida não como um simples consumo, mas também a produção dessa cultura, que deve ser estendida à totalidade da população.
Baseando-se nesse pressuposto, não se pode entender um curso jurídico, senão voltado para a defesa dessa totalidade social, das sutis relações que surgem a todo instante, baseadas no Direito e nas leis. Essa práxis só é verdadeira quando se alia o conhecimento teórico com a sociedade real, em toda a sua plenitude, complexidade e positivismo. É isso que se propõe a fazer o Centro Universitário INTA Campus Tianguá, com a oferta do Curso de Bacharelado em Direito: proporcionar uma formação sociopolítica, técnico-jurídica e prática a seus alunos.