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Serviço Social

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Serviço Social

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  1. Análise (PUCRS)
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  18. Germinal: Marxismo e Educação em Debate
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  1. Horizontes Antropológicos
  2. Inclusão Social
  3. Instrumento – Revista de Estudo e Pesquisa em Educação – UFJF
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Serviço Social

[/vc_column_text][vc_tabs responsive=”false” container_bg_color=”#ffffff”][vc_tab title=”SOBRE A CARREIRA” tab_id=”1607371999-1-30″][vc_column_text][/vc_column_text][vc_column_text]A profissão assistente social tem papel imprescindível na garantia dos direitos e deveres de todos, enquanto cidadãos. Sua prática se fundamenta na defesa dos direitos humanos e da justiça social, desenvolvendo ações que fortaleçam a cidadania das populações usuárias do serviço social, com vistas a possibilitar o acesso às políticas, programas e projetos sociais.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O serviço social tem diversos espaços no mercado de trabalho e pode inserir profissionais em instituições públicas e privadas, empresas de vários segmentos, como hospitais, escolas, universidades, Organizações não Governamentais (ONG). Uma lei aprovada em 2019 exige a presença de assistentes sociais em todas as escolas dos mais de 5.500 municípios brasileiros, aumentando portanto a demanda por este profissional.

Entre as instituições estaduais e municipais com forte atuação dos assistentes sociais estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), além do sistema prisional, sistema judiciário, dentre outros.

ESTUDE SERVIÇO SOCIAL NO UNINTA

O curso de Serviço Social do UNINTA considera que a inserção dos alunos em diferentes espaços de prática potencializa uma formação mais próxima das necessidades do mercado e da sociedade. E com o apoio e suporte dos professores, desde o primeiro semestre são ofertadas atividades que inserem o aluno nos campos de prática, através de aulas de campo, visitas técnicas guiadas por professores, projetos de extensão na comunidade e nos serviços públicos, aproximando cada vez mais cedo o estudante da realidade da profissão. O conhecimento da teoria é sempre aliado a prática, um importante diferencial para conquistar espaço no mercado de trabalho.

O UNINTA forma assistentes sociais de cunho humanista e comprometidos com valores que dignificam e respeitam as pessoas em suas diferenças e potencialidades, sem discriminação de qualquer natureza, desenvolvendo competências e habilidades para trabalhar com indivíduos, grupos sociais, comunidades e instituições, compreendendo suas motivações, necessidades, atitudes e comportamentos de forma integral.

GRADUAÇÃO E ALÉM

Para promover maior diferenciação no mercado de trabalho, o Centro Universitário oferece centenas de cursos de pós-graduação em diversas áreas, permitindo ao estudante continuar sua capacitação profissional, especializando-se com a mesma qualidade pedagógica do UNINTA.
A empregabilidade é mais um ponto forte do curso de SERVIÇO SOCIAL. Com mais de 10 anos no mercado, o curso de Serviço Social do Centro Universitário Inta – UNINTA têm garantido ampla inserção de seus egressos no mercado de trabalho, seja através de aprovação em concursos e seleções públicas, residências em saúde e mestrados, ou seja assumindo cargos de coordenação/gerência de serviços, secretarias municipais de assistência social, na docência e em assessorias, entre outros.[/vc_column_text][mk_padding_divider][vc_btn title=”INSCREVA-SE AGORA” size=”lg” align=”center” link=”url:http%3A%2F%2Funinta.edu.br%2Fvestibulares%2F||” el_class=”botao-vermelho”][/vc_tab][vc_tab title=”SOBRE O CURSO” tab_id=”1607372038720-1-2″][vc_column_text]

Sobre o Curso

A formação do Assistente Social é de caráter generalista e investigativo, podendo instrumentalizar o profissional a identificar as demandas da questão social, enfrentando os desafios profissionais e sociais que se apresentam na sociedade atual, com uma visão multicultural, desenvolvendo habilidades de ações para trabalhar com pessoas, grupos sociais, comunidades, instituições, compreendendo suas motivações, necessidades, atitudes e comportamentos de forma integral. A proposta específica para o Curso de Bacharelado em Serviço Social do UNINTA sustenta-se em três núcleos de fundamentação da formação profissional: Núcleo de Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social, Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio Histórica da Sociedade Brasileira e o Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional. Estes núcleos englobam conteúdos necessários para formação de competências e habilidades que se especificam em disciplinas, seminários temáticos, oficinas, atividades complementares e outros componentes curriculares. Portanto, a materialização dos princípios, finalidades e a lógica da proposta do curso, ocorrem através dos componentes curriculares fundamentados nas três dimensões da formação profissional: Teórico-Metodológica, Técnico-Operativo e Ético – Política

 

Objetivos

São objetivos do curso de graduação em Serviço Social – Bacharelado: Formar Assistentes Sociais  com  uma  sólida  base  teórico-metodológica  que  os habilite  a  compreender  e  intervir  nos  processos  sociais  que  tecem  o  cenário  da sociedade brasileira; Formar Assistentes Sociais capacitados para produção de conhecimentos científicos relacionados com as problemáticas teórico-metodológica do serviço social; -Formar  profissionais  com  excelência  referencial  na  área,  responsabilidade  social  e compromisso com a cidadania; –  Formar  assistentes  sociais  capazes  de  uma  atuação   interdisciplinar  qualificada, eficiente e competente na interface das políticas públicas.

 

O Profissional

O curso de Serviço Social do Centro Universitário Inta (UNINTA) pretende formar profissionais capazes de inserir-se nos diferentes espaços sócios-funcionais e executar suas atribuições profissionais, com competência teórica, técnica, ética e política, através de uma percepção crítica, inovadora e propositiva para atuar nas questões sociais, com capacidade de investigação, análise e interpretação dos diversos indicadores que constituem a realidade socioeconômica, política e cultural, manejando adequadamente seus instrumentos operativos, de modo a produzir alterações qualitativas nas interações sociais de seus usuários.

 

Áreas de Atuação

O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria. O seu trabalho tem como principal objetivo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar. Para isso, o assistente social utiliza vários instrumentos de trabalho, como entrevistas, análises sociais, relatórios, levantamento de recursos, encaminhamentos, visitas domiciliares, dinâmicas de grupo, pareceres sociais, contatos institucionais, entre outros.

 

Habilidades e Competências

A formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético política, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas à apreensão crítica dos processos sociais numa perspectiva de totalidade; Análise do movimento histórico da sociedade brasileira, apreendendo as particularidades do desenvolvimento do capitalismo no país; Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade; Identificação das demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, considerando as novas articulações entre o público e o privado. Estes elementos estão em consonância com as determinações da Lei n.8662, de 7 de junho de 1993, que regulamenta a profissão de assistente social e estabelece as seguintes competências e habilidades técnico-operativas: – Formular e executar políticas sociais em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil; – Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social; – Contribuir para a viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais; – Planejar, organizar e administrar benefícios e se rviços sociais; – Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais; – Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;- Realizar estudos sócio-econômicos para identificação de demandas e necessidades sociais; Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social; – Exercer funções de direção em organizações públicas e privadas na área de serviço social; – Assumir o magistério de Serviço Social e coordenar cursos e unidades de ensino; – Supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social.

 

Perfil do Egresso

O perfil do egresso do Bacharel em Serviço Social conta com profissional que atua nas expressões da questão social formulando, implementando e avaliando propostas de intervenção para seu enfrentamento por meio de políticas sociais, políticas públicas, dos movimentos sociais e das organizações do terceiro setor; profissional dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica; profissional comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social.

 

Mercado de Trabalho

Para atuar no mercado, é necessário possuir curso superior de Serviço Social e estar registrado no Conselho Regional de Serviço Social (Cress). O mercado para esta profissão é diversificado. O profissional tem sido solicitado principalmente em orgãos públicos, mas também está presente em escolas, empresas, ONGs, hospitais, varas da infância e da juventude, abrigos, associações e consultorias. De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CEFSS), a demanda por profissionais está crescendo e a área que registra maior crescimento é a de saúde, seguida da área de políticas de assistência social.[/vc_column_text][/vc_tab][vc_tab title=”VAGAS PARA MONITORIA” tab_id=”1607372039419-2-6″][vc_row_inner is_fullwidth_content=”false” el_id=”monitorias”][vc_column_inner][vc_raw_js]JTNDc2NyaXB0JTIwdHlwZSUzRCUyMnRleHQlMkZqYXZhc2NyaXB0JTIyJTNFJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwalF1ZXJ5JTI4ZG9jdW1lbnQlMjkucmVhZHklMjhmdW5jdGlvbiUyOCUyOSU3QiUwQSUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMGNvZGN1cnNvJTIwJTNEJTIwJTI3U0VSVl9TT0NJQSUyNyUzQiUwQSUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMCUyMG1vc3RyYU1vbml0b3JpYXMlMjAlM0QlMjB0cnVlJTNCJTBBJTIwJTIwJTIwJTIwJTdEJTI5JTNCJTBBJTNDJTJGc2NyaXB0JTNF[/vc_raw_js][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_tab][/vc_tabs][/vc_column][vc_column width=”1/4″][mk_table]

Informações
Duração: 4 anos
Tipo de curso: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Grade e corpo docente: Visualizar
Projeto Pedagógico do Curso: Download
Matriz curricular: Download
Ementário das disciplinas: Download
Manual de estágio: Download
Monitorias: Vagas disponíveis
Conceito Enade: 3
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 3
Conceito de Curso (CC): 4
Planos de Ensino (20% EaD): Acessar

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