Pesquisar
Close this search box.

V edição do prêmio Destaque Universitário reconhece acadêmicos e docentes em noite solene

Reconhecimento, valorização e incentivo a pesquisa, estes são os principais objetivos do Prêmio Destaque Universitário UNINTA 2022, realizado nesta quarta-feira, 07 de dezembro.

A solenidade aconteceu no auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a presença dos Pró-Reitores, Diretores, coordenadores, docentes e acadêmicos dos cursos de todas as IES mantidas pelo Grupo AIAMIS: Centro Universitário Inta (UNINTA), Faculdades Uninta Itapipoca, Tianguá e Fortaleza, Faculdade Cinco de Julho – F5 e Faculdade Ieducare de Tianguá (FIED).

Entre docentes e discentes, foi entregue, além dos troféus, uma premiação em dinheiro que totalizou cerca de R$ 30.000,00, divididos nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Saúde e Pós-graduações Lato e Stricto Sensu.

Além das homenagens e entrega dos prêmios, o momento contou também com apresentações artísticas e culturais.

O prêmio, idealizado pelo Chanceler e fundador do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior tem como objetivo contemplar discentes e docentes que se destacaram em atividades de pesquisa, extensão, inovação, cultura e artes. Para esta edição, o Prêmio trouxe como tema, “Minha Contribuição Futura, Enquanto Profissional, Em Prol Da Inovação Científica, Tecnológica Ou Tecno-Cultural Para O Meio Ambiente Ou Etnia Afrodescendente Ou Comunidades Indígenas Ou Acessibilidade E Inclusão Ou Arte E Cultura Locais Ou Direitos Humanos”, privilegiando experiências de forma criativa, artística e inovadora.

Presente na solenidade, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior expressou o sentimento de gratidão para agradecer e destacar a realização de mais uma edição do prêmio. “É um incentivo que fazemos para os nossos queridos acadêmicos e docentes, eles participam desta disputa e, ao mesmo tempo, estão fazendo ciências, se preparando para um futuro mestrado ou doutorado, pois com essas pesquisas, eles podem tirar como base para o desenvolvimento de futuros projetos e estudos em nível de Stricto Sensu. É um prêmio que já é um sucesso e aproveito a oportunidade para parabenizar aqui todos que organizaram e participaram do evento”. Disse.

Em seu pronunciamento, o Magnífico Reitor do UNINTA, Prof. Daniel Rontgen Melo Spíndola Rodrigues falou sobre o propósito e o desafio na realização. “É um prêmio com um tamanho imensurável. A cada ano que passa temos o interesse em desenvolver e trazer novidades e o incentivo aos nossos estudantes, ajudando no crescimento institucional. Hoje estamos plantando para futuramente colher frutos, ou seja, todos eles estão aqui para conseguir uma vida melhor lá na frente. Este é o nosso objetivo, pensando sempre em trazer formas para o desenvolvimento dos estudos”. Finalizou.

Acadêmica de Enfermagem e já Pós-graduanda em Saúde Pública e Saúde da Família, Cintia Ramos contou que submeteu trabalhos nas três categorias, tanto pela graduação como na especialização e, durante a cerimônia, acumulou prêmios. “Ano passado já tinha vencido nos três trabalhos que submeti e já para essa edição, ao todo, foram 6 trabalhos inscritos e, destes, tive 3 como finalistas da pós, com dois 3º lugares e um 1º lugar, além de um trabalho na graduação que vou receber a menção honrosa. Hoje o sentimento é de muita felicidade e muita realização. Poucas instituições focam no desenvolvimento da pesquisa, e o UNINTA trabalha bastante, trazendo oportunidades para buscar conhecimento não somente na sala de aula, mas também no investimento nos nossos talentos externos.” Destacou.

Outro premiado na noite, o estudante do último semestre de Nutrição Marcelo Vasconcelos frisou a importância do momento para evidenciar e firmar o comprometimento com a graduação “É gratificante. É um prêmio que você reafirma o seu compromisso com o curso que escolheu para futuramente ser sua profissão. Já participei de quatro edições do prêmio e, com os que venci hoje, cheguei ao 10º troféu conquistado. Estou muito feliz”. Comemorou.

Fechar
modal