XIII Semana do Serviço Social tem “Racismo” como tema central

Entre os dias 03 a 06 de junho, o Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou a XIII Semana do Curso de Serviço Social, coordenado pela Profa. Esp. Nayara Machado Melo Ponte. O evento, que abordou o tema “Racismo: (Re) conhecer para enfrentar”, contou com a participação de discentes de diversos cursos da instituição nas apresentações de trabalhos e presenças nas palestras e minicursos.

A coordenadora do curso, Profa. Nayara Machado comentou sobre a participação dos acadêmicos no evento. “A semana contou com a participação de discentes dos diferentes cursos do UNINTA e da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) tanto nas atividades da semana como em apresentação de trabalhos científicos. Entre as presenças registradas estiveram as dos acadêmicos dos cursos de Direito e Jornalismo, que contribuíram para ampliar as discussões sobre o racismo, trazendo aspectos jurídicos a partir de decisões judiciais que punem este crime, e aspectos midiáticos, trazendo discussões sobre novos espaços de disseminação de racismo, como é o caso das redes sociais”, colocou.

A professora coloca ainda que o tema abordado traz uma discussão contemporânea que interessa a toda a comunidade acadêmica por sua transversalidade. De acordo com ela, o racismo é um assunto que precisa estar presente na formação acadêmica dos estudantes e no cotidiano das salas de aulas.

Segundo a discente do 3° semestre, Maria Eduarda da Silva Albuquerque, planejar e executar as ações da semana exigiu grande responsabilidade. “Participar da comissão de organização foi bastante construtivo para o meu crescimento acadêmico. De início, fiquei muito feliz com convite, pois foi um enorme desafio para mim. A preparação de qualquer evento é um trabalho intenso e tem suas dificuldades, mas, é muito gratificante, ao final, perceber que tudo deu certo e caminhou como planejado”.

Os trabalhos apresentados durante a semana respeitaram os seguintes eixos temáticos:

1. Movimentos sociais, lutas e resistências;
  2. Sexualidades e identidades de gênero;