VIII Semana do Direito do UNINTA é marcada por ampla programação

Aliando ideais de modernidade e igualdade universal, o Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou entre os dias 22 a 26 de maio a VIII Semana do Direito, que apresentou o tema “Agenda 2030 da ONU e a Promoção da Justiça: Ninguém deixado para trás”. Como um evento de grande porte, trouxe para palestrar à comunidade acadêmica grandes nomes da área em uma ampla programação.

Entre as personalidades que participaram do evento estavam o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Dr. Paulo Albuquerque; os Promotores de Justiça, Dr. Handerson Gomes e Dr. Alexandre Alcântara e os Defensores Públicos, Dra. Emanuela Leite, Dr. Emerson Castelo Branco e Dr. Jorge Bheron Rocha, entre muitos outros nomes.

Além das sete palestras que foram ofertadas, o evento apresentou ainda nove minicursos, apresentações de trabalhos acadêmicos, a II Gincana Cultural, a II Gincana Jurídica, o III Encontro de Iniciação a Docência do Curso de Direito e o I Encontro Interinstitucional com a visita de alunos do curso de Direito da Faculdade Uninta Fortaleza.

O Coordenador do Curso de Direito do UNINTA, Prof. Dr. Manoel de Castro Carneiro Neto, falou sobre como o tema abordado agrega à formação dos acadêmicos. “A ideia é debater os aspectos jurídicos da agenda da ONU, colocando a importância da ciência do direito no cumprimento das metas que as nações unidas têm para a humanidade. Foi um momento de extremo aprendizado, pois abordamos temáticas que vão desde a percepção da pessoa idosa até o uso de tecnologias, resoluções de conflitos, igualdade de gêneros, entre muitos outros que foram tratados por palestrantes com importância nacional. Com o apoio da instituição, conseguimos trazer para os nossos alunos muito conhecimento e vivências”, colocou.

Ainda em sua fala, Dr. Manoel de Castro Carneiro Neto comentou em primeira mão como será a edição de 2024. “O nosso evento já se solidificou como um evento de porte regional, temos recebido visitas de estudantes de outras instituições, de outras cidades e até de outros estados e com esse sucesso já estamos planejando a próxima edição da Semana do Direito, que ocorrerá em 2024. A exemplo do que aconteceu em 2021, na 9º semana, iremos realizar em concomitância com um Congresso Internacional, então os acadêmicos podem aguardar grandes novidades para maio do ano que vem e outro evento de grande porte” finalizou.

Direito no UNINTA

Com um vasto campo de trabalho com excelentes oportunidades de remuneração, a carreira no Direito pode alcançar os melhores salários do Brasil. O mercado de trabalho é promissor, seja pela abertura de concursos públicos em diversos níveis e cargos, seja por meio das oportunidades de atuação privada, como na advocacia e no magistério.

A graduação do UNINTA, autorizada e reconhecida com nota máxima no Ministério da Educação (MEC), conta com um time de professores qualificados e acesso a várias atividades de aprofundamento e aprimoramento de conteúdo. Os acadêmicos têm a oportunidade de atuar junto a comunidade no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), em atividades de responsabilidade social, ofertadas pela execução de projetos de Extensão, e no projeto Laços de Família, parceria da instituição com a Defensoria Pública do Estado do Ceará que promove mediação e conciliação.

O processo seletivo para a turma 2023.2 está aberto. Acesse uninta.edu.br/vestibulares e inscreva-se.