UNINTA une forças a Projeto de Pesquisa em rede no enfrentamento da resistência fúngica nos hospitais do Nordeste brasileiro

Construir uma rede interinstitucional que visa a detecção e monitoramento da resistência fúngica em ambientes de assistência à saúde do Nordeste brasileiro. Este é o objetivo do Projeto de Pesquisa em Rede, coordenado pela Profa. Dra. Rossana Cordeiro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que conta com a colaboração do grupo de pesquisa LaBAM (Laboratório de Biofilmes e Agentes Antimicrobianos), coordenado pelo Prof. Dr. Victor Alves Carneiro, do UNINTA.

O projeto, que envolve 50 pesquisadores distribuídos em 22 instituições nordestinas, foi contemplado na Chamada CNPQ/MCTI/CT-SAÚDE (Edital 52/2022), que trata de Tecnologia e Inovação para o Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana – RAM. Dentro deste contexto, as infecções fúngicas, frequentemente negligenciadas desde o registro, são doenças de relevância epidemiológica em todo o mundo e a falta de informações impede perceber o real impacto no sistema de assistência à saúde.

O projeto em rede, denominado “Laboratório de Vigilância da Resistência a Antifúngicos (VigiA): Rede Integrada para Detecção, Monitoramento, Controle e Prevenção da Resistência em Ambientes de Assistência à Saúde no Nordeste Brasileiro”, pretende realizar um mapeamento retrospectivo (últimos 60 meses) e prospectivo (próximos 24 meses) das infecções fúngicas ocorridas em hospitais de referência em cada um dos estados, com estudos fenotípicos, tipagem molecular e até a descrição filogenética de fungos resistentes.

Os resultados serão de grande relevância para os gestores de serviços públicos de Assistência à Saúde, a fim de implementar medidas para conter a disseminação da resistência fúngica, especialmente entre os pacientes mais vulneráveis. A proposta pretende implementar metodologias inovadoras nos laboratórios da Rede, bem como desenvolver novos testes laboratoriais, impulsionando o desenvolvimento científico regional.

Tendo iniciado em janeiro de 2023, a pesquisa conta com mais de R$ 2.500.000,00 milhões em verbas públicas, distribuídas entre as instituições participantes, de acordo com as etapas a serem desenvolvidas por cada pesquisador.

O Prof. Dr. Victor Carneiro destaca que o trabalho é uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade no UNINTA. “A parceria visa uma contribuição significativa na compreensão e prevenção da resistência antifúngica, que é uma grande preocupação mundial. Espero que os resultados beneficiem não apenas a nossa comunidade acadêmica, mas também a sociedade como um todo”. Pontuou.