UNINTA realiza workshop sobre medicina equina

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou nos dias 26, 27 e 28 o I Workshop do Projeto de Extensão de Medicina Equina (GRUPEME), coordenado pelo Prof. Me. Thiago Fernandes. O evento comemorou 1 ano de projeto, e aconteceu no Auditório Profa. Me. Eliana Aragão, reunindo cerca de 140 acadêmicos.

No primeiro dia, o objetivo foi integrar o debate sobre o direito animal com a participação da Profa. Me. Débora Aragão, docente do curso de Direito UNINTA, que debateu os Marcos Legais de proteção animal. Para falar ainda sobre o bem-estar dos equinos nas vaquejadas, estiveram presentes a Dra Fernanda Caju e o Dr Antônio Travassos (PE).

Já no dia 27, o evento contou com a participação do Prof. José Mário, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que abordou a principal afecção que leva os equinos a serem atendidos por um médico veterinário. Na sequência, a Dra. Katryn Nóbrega, comentou experiências de outros centros de referência.

O coordenador do GRUPEME, Thiago Fernandes relatou sobre o último encontro. “No último dia de workshop foram debatidas as lesões tendíneas, que possuem uma altíssima relevância clínica, como a fisioterapia veterinária tem se expandido e criado novos processos para problemas antigos. A Dra. Mariana Pinheiro trouxe sua experiência em equinos de salto e vaquejada, como os métodos fisioterápicos que se destacam na prática esportiva e encerramos o dia com uma mesa de debates dinâmica, onde os alunos puderam interagir com a palestrante”, declarou.

Para compor a mesa de abertura, estiveram presentes a Pró-Reitora de Extensão e Responsabilidade Social, Profa. Me. Regina Alves, o Coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Me. Carlos Henrique, a Gestora de Extensão, Profa. Me. Rosalba Moreira, e o Coordenador do GRUPEME, Prof. Me. Thiago Fernandes.

O evento foi organizado por um grupo de estudantes do curso, que são: Brunielle Apoliano, Carolina Medeiros, Yohana Jácome, Zenaide Souza, Jéssica Pinheiro e Zidane Jorge.