Pesquisar
Close this search box.

UNINTA realiza I Workshop Sobralense de Atualização no Uso de Animais em Pesquisa e Ensino

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do Centro Universitário Inta (UNINTA), realizará “I Workshop Sobralense de Atualização no Uso de Animais em Pesquisa e Ensino”, que acontecerá no dia 28 de abril, às 13h20min, no Auditório Oscar Spíndola Rodrigues. 

De acordo com a organização, o evento promoverá a capacitação teórica em ética associada à experimentação animal e ensino, em concordância com Resolução Normativa (RN) nº 49 de 07/05/2021 que torna a obrigatoriedade de capacitação do pessoal envolvido em atividades de ensino e pesquisa científica que utilizam animais. 

A Resolução Normativa nº 49 de 07/05/2021

Segundo a RN 49, todos os pesquisadores e docentes que submeterem projetos para avaliação da CEUA deverão ter comprovação da capacitação em ética e prática, além de treinamento específico nas técnicas e procedimentos experimentais. 

… Art. 1º Todos os pesquisadores, responsáveis e demais usuários de animais de experimentação devem possuir capacitação, conforme suas atribuições nas atividades de ensino ou pesquisa científica, independentemente do grau de invasividade do protocolo empregado, a fim de se garantir o bem-estar dos animais sob sua responsabilidade.

Parágrafo único. Consideram-se usuários de animais de experimentação todos os indivíduos envolvidos na manipulação de animais em atividades de produção, manutenção ou utilização em pesquisa científica ou ensino. 

 

Fechar
modal