UNINTA realiza o I Teste de Progresso Individual para discentes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde

Visando implementar políticas de inovação que colaborem com o processo de ensino e aprendizagem, o UNINTA promoverá o Teste de Progresso Individual (TPI) para os acadêmicos dos cursos pertencentes ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). A avaliação, que analisa o desempenho dos estudantes, será aplicada nesta quarta-feira, 23 de junho, das 18h às 23h, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O TPI será usado semestralmente para os estudantes regularmente matriculados nos cursos da área da saúde de todas as instituições de ensino superior mantidas pela AIAMIS. O exame é composto de uma prova teórica contendo 60 questões de múltipla escolha, sendo elas compostas de 5 alternativas, contemplando conhecimentos básicos e específicos. A integralização correta de todas as questões por parte do acadêmico terá valor igual a 100 pontos.

Os cursos participantes são: Biomedicina, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia. Nestas graduações foi estabelecido o termo de Diretriz Didático-Pedagógica que cria e disciplina o TPI para os discentes dos cursos da Área de Saúde.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Profa. Dra. Michelle Alves destaca a relevância da avaliação. “O teste é muito importante, tanto para o acadêmico como para a instituição. Ele vai avaliar o desempenho cognitivo do aluno durante o curso e vai verificar como está sendo a aprendizagem dos conteúdos ao longo dos semestres. Vamos conseguir perceber se o discente encontra-se com desempenho bom, intermediário ou se ele precisa melhorar. Teremos a oportunidade de verificar a evolução de cada estudante, durante o curso, isso de sobremaneira melhora a qualidade da formação deste profissional”, ressalta.

A ação é uma iniciativa do CCS do UNINTA, da Faculdade Alencarina (FAL), da Faculdade Uninta Itapipoca, da Faculdade Uninta Sobral e da Faculdade IEducare (FIED), instituições de ensino superior mantidas pela AIAMIS.

O que é o TPI?
O TPI é instrumento de verificação da aprendizagem cujos resultados são utilizados tanto para a gestão da qualidade como autoavaliação de docentes e discentes de um curso universitário, ou em projetos colaborativos integrados de avaliação entre diferentes instituições de ensino para comparar a qualidade de seus cursos de graduação, sendo aplicado de forma longitudinal no curso, independente da série/período em que os alunos se encontrem, permitindo também, a partir da autoavaliação institucional, docente e discente, a correção de desvios, além de constituir um grande estímulo ao aprendizado.