UNINTA implanta projeto de aconselhamento acadêmico único entre as instituições privadas do país

Em evento oficial realizado na tarde desta quarta-feira, 26 de abril, o Centro Universitário Inta (UNINTA) reuniu pró-reitores, diretores e docentes, para o lançamento do Programa de Aconselhamento Acadêmico. O projeto compreende as modernas práticas de acompanhamento estudantil e de adaptação do ingressante ao ensino superior, com metodologia consolidada e atualmente implantada também em universidades europeias.

Com isso, se torna a primeira instituição privada de educação superior no Brasil a replicar a bem sucedida experiência do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição pública que implantou o modelo ainda no início de seu funcionamento, nos anos 60, e o aperfeiçoou recentemente a partir da análise de experiências europeias. O instituto auxiliará no planejamento e implantação do programa, realizando também formações, com certificação, aos docentes selecionados para atuar como conselheiros.

A implantação será encabeçada pelo Serviço de Acompanhamento ao Discente – SEAD, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PRODEG do UNINTA, tendo a Profa. Dra. Sílvia de Sousa Azevedo como ponto focal da assessoria. A docente usou suas palavras para explicar como vai funcionar. “O acompanhamento aos aconselhados será realizado pela figura do Professor Conselheiro que acompanha, orienta e facilita o processo de integração e adaptação do discente ao cotidiano da vida universitária durante o primeiro ano da graduação. É uma metodologia que se compromete com a inovação, de um projeto pedagógico comprometido com a excelência”. Pontuou.

“Esse projeto faz com que o UNINTA cada vez mais seja vanguardista em novas estratégias da educação superior. Uma das coisas que mencionamos aqui no lançamento, é que nós temos uma frase chave do nosso Chanceler Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, onde ele afirma que apenas as instituições de qualidade irão permanecer, imprimindo qualidade no nosso processo de ensino e aprendizagem. E a gente entende que essa entrega de propriedade não é só um conhecimento de ponta, qualificação de competências ou docentes com uma boa titulação, mas essa qualidade é cuidar da essência, e a essência é o nosso estudante. É algo muito novo e vemos um horizonte muito positivo”. Afirmou a Diretora do Centro de Ciências da Saúde – CCS, Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos Ponte.