UNINTA capacita docentes para Projeto do ENADE

O Centro Universitário Inta (UNINTA), através da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PRODEG) e de seu sub-setor, a Comissão Para Desenvolvimento e Implantação do Projeto ENADE (CODIPE), promoveu no dia 20 de abril uma capacitação com os docentes para a implementação do projeto ENADE 2021. O ENADE avalia os cursos de ensino superior através do desempenho dos estudantes no exame, que ocorre no ano de conclusão das graduações elencadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Realizado em formato virtual, o momento contou com a participação dos professores das instituições de ensino superior mantidas pela AIAMIS (UNINTA, Faculdade UNINTA Itapipoca, FAL e FIED).

Na ocasião, os professores foram cadastrados na Plataforma Saraiva para ambientação e familiarização de todos os que farão uso deste instrumento durante a execução do Projeto ENADE. Posteriormente, houve a apresentação das ferramentas e funcionalidades da Plataforma para elaboração de simulados e também a aplicação de questões em processo todo automatizado, além de explicações sobre avaliação diagnóstica, captura e análise de dados.

A Plataforma Saraiva, que será utilizada por todos os alunos que prestarão o exame, contemplará 25 cursos, com geração de relatórios, diagnósticos pedagógicos e suporte que envolve acompanhamento e capacitação. O trabalho é composto por um plano de ação com simulados e trilhas de conhecimentos com exercícios que os “enadistas” desenvolverão ao longo do semestre.

O Pró-Reitor Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar destaca que o Projeto ENADE 2021 “é ousado e se propõe a garantir um melhor desempenho e aproveitamento dos enadistas na avaliação”.

SOBRE A CODIPE

Idealizada por iniciativa do Chanceler do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, em 2019, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, o sub-setor tem como objetivo manter um grupo de trabalho permanente para promoção e difusão do ENADE junto ao corpo discente. Entre seus resultados mais visíveis, está a conquista do conceito de excelência dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária na última edição do exame.