I Seminário de Atenção à Saúde do Homem

O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou nesta quarta-feira (29) o I Seminário de Atenção à Saúde do Homem Na Perspectiva da Integração Ensino-Serviço. O evento foi resultado do Projeto Saúde Sexual e Reprodutiva, coordenado pela Profa. Me. Alanny Rocha.

A programação reuniu palestras sobre Formação e Atenção à Saúde do Homem e Experiências no mbito Hospitalar e na Perspectiva da Saúde da Família. A abertura do evento contou com a presença da coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Eliana de Araújo Aragão, a Diretora de Extensão e Responsabilidade Social, Profa. Regina Aguiar, e a Diretora de Estágios, Profa. Claudênia Vasconcelos.

A coordenadora do projeto, Profa. Alanny, destacou a importância do assunto na graduação do enfermeiro. “Precisamos problematizar com os nossos estudantes a necessidade de voltar nossa atenção para a saúde do homem, porque vemos uma fragilidade em relação a esse assunto, que é pouco trabalhado dentro da academia. Então trazer a discussão, dados epidemiológicos, o que a literatura aponta sobre essa necessidade, as experiências exitosas que podem ser desenvolvidas tanto no contexto hospitalar quanto em atenção primária, é muito importante para o curso”, colocou.

O Projeto Saúde Sexual e Reprodutiva recebe estudantes a partir do 4º semestre. Ainda de acordo com a professora, boa parte do sucesso do evento é resultado da mobilização dos acadêmicos. “Desde a decoração, o planejamento da programação, a conversa com os palestrantes, até o credenciamento, todo o nosso esforço foi em conjunto com os estudantes.”