Semana de Gastronomia do UNINTA trouxe programação diversificada e concurso gastronômico

Com o tema “Sobral 250 anos: Uma viagem entre Histórias e Sabores”, a Semana da graduação de Gastronomia do Centro Universitário Inta (UNINTA) contou com uma programação diversificada durante os dias 14, 15 e 16.

O encerramento, realizado na Sala de Bebidas do Anexo C, foi marcado pela terceira edição do Concurso Talento Gastronômico e uma palestra sobre “Uma Busca de Sabores no Clássico Literário Luiza-Homem, de Domingos Olimpio”. A programação englobou ainda mesa redonda, palestra e uma aula show com o renomado Chef Elcio Nagano, docente do curso.

O Concurso trouxe o mesmo tema da palestra e premiou os três primeiros colocados. Os títulos ficaram com os alunos Ana Cristina Pires (1º lugar), Marcus Barreto (2º lugar) e Vivian Ximenes (3º lugar).

A mesa de jurados foi composta pelas Pró-reitoras Profa. Ma. Eliza Angélica Rodrigues Ponte e Profa. Ma. Graça Maria de Morais Aguiar e Silva, da docente Dra. Gisleuda Gabriel, da Diretora Pedagógica Uninta EaD, Josiane Lima Mendes e da Representante do Sebrae, Raquel Gobb.

Competidor do concurso, Luiz Henrique Torquato, acadêmico do 3º semestre, comentou a participação. “Foi um tema bem desafiador pra gente, pois estamos representando a culinária sobralense. Quando cheguei na cozinha, eu imaginei que seria um ambiente de disputa, mas pelo contrário, todos estão ajudando, indo nas bancadas colaborando. Foi uma experiência muito positiva.” Destacou.

O Prof. Esp. Sávio Sampaio, coordenador do curso, demonstrou seu contentamento com mais uma edição do evento. “Sou muito grato ao UNINTA por estar ao nosso lado em todos os nossos planos. Fiquei muito feliz, pois buscamos resgatar e trazer um pouco da história da nossa cidade. Foi um evento muito rico, sendo aberto a vários convidados, dentre eles tivemos diversos que participaram em edições passadas como espectadores e hoje estão sendo acadêmicos do curso. Por fim, destaco aos parceiros que nos ajudaram, dentre eles, o Nelson Paiva, da Divinos Pizzaria”. Completou.

Sobre o curso de Gastronomia do UNINTA
O curso de Gastronomia do UNINTA tem duração de 2 anos e 6 meses e prepara o aluno para atuar nos diversos segmentos da área, em atividades voltadas às diferentes culturas alimentares. A área de atuação em Gastronomia abrange empresas com atividades de várias naturezas, como a prestação de serviços em restaurantes, bares e similares.

O curso oferece aos estudantes a prática aliada ao conhecimento teórico desde o início. Além de valorizar a cultura tradicional gastronômica local procurando desenvolver a percepção inovadora de cada aluno. E, ao final do curso, o aluno se qualifica a manusear e preparar alimentos, fazer a gestão de pessoal e fornecimento e cuidar de segurança alimentar, processos industriais e legislação relacionada à indústria alimentícia.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, para o semestre 2023.1 já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.