Segunda edição do “Rumos da Gastronomia UNINTA” reúne acadêmicos e profissionais abordando novas tendências da profissão

O renomado chef Elcio Nagano foi o convidado especial da segunda edição do ciclo “Rumos da Gastronomia”, realizado nesta quarta-feira (11). O evento foi organizado pelo Centro Universitário Inta – UNINTA, através do seu curso de Gastronomia coordenado pela Professora Lizandra Couras. O resultado foi uma sala com mais de 80 pessoas impactadas pela maestria do palestrante.

O principal objetivo foi oferecer ao público e comunidade acadêmica experiências in loco com as mais avançadas metodologias da produção alimentar. Os presentes tiveram a oportunidade de dividir experimentos e tirar dúvidas, bem como de contemplar o processo de produção da gastronomia alimentar e da técnica do plating. “Um momento como esse só tem a agregar a minha formação. Além de sair com o diploma, vamos sair com o conhecimento extra desse grande chef”, destacou o estudante do último semestre do Curso de Gastronomia, Vinicius Moraes.

A coordenadora do Curso de Gastronomia, Profa. Lizandra Couras, ressaltou que “A intenção de trazer o chef Nagano foi de realmente agregar valor e novos conhecimentos aos nossos alunos e aos profissionais de Sobral. O mercado atualmente é muito carente de bons profissionais, então essa primeira turma que estamos formando na instituição, são turmas que vão entrar no mercado de trabalho e desenvolver um bom trabalho. Nosso campo de atuação é bem amplo, e atualmente o nosso Curso de Gastronomia se desenvolve em grande parte, na prática”, externa a docente.

Os Rumos da Gastronomia

Durante o evento, Nagano abordou as técnicas do plating e da gastronomia molecular. A primeira estuda a apresentação visual dos pratos e preparos para oferecer uma finalização atraente; já a segunda é uma ramificação da ciência que estuda a utilização de componentes químicos em diversas escalas para provocar alterações na forma e na textura da comida.

O chef Elcio Nagano graduou-se em Engenharia Mecânica e tem especialização em Administração de Empresas. É empresário do ramo da Gastronomia, possuindo restaurantes de culinária japonesa em Fortaleza. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação em gastronomia, sendo também colunista do Jornal O Povo.