Atente para o prazo de rematrículas e aditamento do FIES

Secretaria Geral divulga prazo de rematrículas e condições para aditamento Fies 2018.1

A coordenação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) juntamente com a Secretaria Geral do Centro Universitário Inta (UNINTA), comunica que o período para rematrículas e reajustes para os estudantes veteranos acontecerá entre os dias 08 a 12 de janeiro de 2018. Da mesma forma, o período de aditamento para o Fies, o qual requer que o aluno já tenha finalizado a rematrícula, terá início no dia 08, com prazo limitado para sua realização.

Aqueles que irão aditar deverão estar em condições regulares no Fies e adimplentes com os juros trimestrais. É importante que, nos casos de alunos com necessidade de transferência ou com necessidade de dilatação do prazo do financiamento, a situação deve ser regularizada no site do SisFIES ou que procurem o setor responsável no UNINTA para dar início a atualização de contrato antes de realizar o aditamento. O sistema para regularização destas condições já encontra-se aberto.

Em caso de dúvidas os estudantes podem ligar para os números (88) 3112-3500/ (88) 9 9951-0304/ (88) 9 9778-2222.

Saiba mais sobre o processo de Dilatação e Transferência:

O que é a dilatação de prazo de utilização do financiamento?

A dilatação é o aumento do prazo de utilização do financiamento por até 2 (dois) semestres consecutivos, caso o estudante não tenha concluído o curso até o último semestre do financiamento.

Como e quando solicitar a dilatação de prazo de utilização do financiamento?

A solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento será realizada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), no período compreendido entre o primeiro dia do último mês do semestre de encerramento do curso e o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da dilatação.

Após a solicitação no sistema, o pedido precisa ser validado pela Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) da instituição de ensino superior em até 5 (cinco) dias e, em seguida, o estudante deverá efetuar o aditamento de renovação do financiamento para o semestre dilatado. Por este motivo, é ideal que o aluno efetue a dilatação imediatamente, com tempo de folga para aproveitar o prazo limitado para o aditamento.

Qual o período da transferência integral de curso?

O estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18 (dezoito) meses.

No caso dos bolsistas parciais do ProUni poderão transferir–se de curso mais de uma vez, mesmo após transcorridos os 18 (dezoito) meses.

A transferência integral de curso poderá ser solicitada pelo estudante a partir do primeiro dia do último mês do semestre cursado ou suspenso na instituição de ensino de origem até o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da transferência. Da mesma forma, o acadêmico nesta situação deve regularizar imediatamente sua situação, transferindo o FIES para o seu curso antes do início do prazo de aditamento.

Com informações do SisFies