Saúde e Direitos: Saiba como ter acesso aos serviços do UNINTA para a comunidade

Transformar realidades é uma das premissas do UNINTA – Centro Universitário. Não só através do acesso ao Ensino Superior mas, também, através do impacto positivo de suas ações voltadas à sociedade civil em geral. Assim, ao longo dos seus 24 anos de existência, inaugurou e mantém diversos serviços que facilitam à comunidade o acesso à saúde e a garantia de direitos.

Os atendimentos unem ensino, extensão e prestação de serviços, em sua maioria, gratuitos. Todos eles são locais de práticas para os acadêmicos da instituição, com todas as atividades supervisionadas por profissionais experientes.

Entre os serviços disponibilizados à população contabilizam-se atendimentos odontológicos, procedimentos estéticos, atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia, consultas e atendimentos de especialidades médicas (incluindo psiquiatria e nutrologia) e realização de exames, acesso a medicamentos de sua farmácia-escola e horto medicinal, atendimentos e procedimentos de medicina veterinária para pequenos e grandes animais, atendimentos psicológicos, além de assessoria jurídica e mediação de conflitos.

A Pró-reitora de Extensão e Responsabilidade Social do UNINTA, Profa. Me. Regina Aguiar, destaca que a iniciativa é imprescindível nos eixos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. “As prioridades de ações de responsabilidade social fazem com que a instituição cumpra a sua função social e torna-se fundamental para melhoria na qualidade de vida da população. Neste primeiro semestre de 2023, os cursos de graduação do UNINTA passam a destinar 10% da carga horária à extensão universitária, oportunizando uma interação mais intensa dos acadêmicos com a comunidade, de forma a promover a formação cidadã dos estudantes e oferecer uma melhor qualidade de vida à população”, disse.

Há 8 anos consecutivos, o UNINTA é reconhecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, um reconhecimento feito às instituições que desenvolvem projetos sociais nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, entre outros, mostrando comprometimento com a comunidade onde está inserida.

Conheça os serviços e saiba como entrar em contato:

Clínica-escola Odontológica
A maior clínica-escola odontológica do Ceará atende principalmente as áreas de Dentística, Endodontia, Periodontia, Cirurgia, Prótese Dentária, Ortodontia, Odontopediatria, Implantodontia e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais. Até 80 pacientes podem ser atendidos simultaneamente nos consultórios com as equipes de profissionais e estagiários, beneficiando de forma direta a população de toda a região Noroeste do estado, que pode contar com a gratuidade dos procedimentos, proporcionando uma melhor qualidade de vida através da saúde bucal. Contato: (88) 3112-3500.

Laços de Família: Conhecer para Amar
O projeto, criado em parceria com a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, atende, através de mediação e conciliação, pessoas com demandas relacionadas ao Direito de Família, que não tenham condições financeiras para contratar um advogado particular. Com assistência multidisciplinar, os assistidos têm suporte psicológico e assistencial durante o processo de resolução de conflitos. Contato: (88) 9 9728-1122/ (88) 9 9859-4444.

HOVET
Fundado há 10 anos, o primeiro hospital veterinário particular de Sobral é referência no atendimento de animais domésticos e silvestres, de pequeno e grande porte. O hospital, que atende a comunidade sobralense e da região, funciona 24h, incluindo urgências e emergências, além de proporcionar aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da instituição um local de estágio para práticas e experiências da formação.
Contato: (88) 9 9951-0382.

Núcleo de Atendimentos e Práticas Integradas (NAPI)
O NAPI é um espaço que, através da interdisciplinaridade, busca desenvolver competências, habilidades e práticas acadêmicas, com foco na aproximação com a comunidade e na premissa da responsabilidade social. Hoje o espaço conta com profissionais e estagiários dos cursos da área da saúde, que realizam os mais diversos procedimentos, que incluem fisioterapia, fonoaudiologia e especialidades médicas como Pediatria, Ginecologia, Gastroenterologia, Nutrologia e Endocrinologia. Contato: (88) 3112-3500.

Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ)
Uma importante ferramenta de responsabilidade social, o núcleo oferece atendimentos gratuitos relacionados a direito cíveis para a comunidade em geral. Abriga o Núcleo de Mediação e Conciliação (NUPEMEC) e uma Vara da Infância e Juventude, além de possuir uma estrutura para realizações de palestras, minicursos, oficinas, simulação de juri e audiência, cursos de nivelamento, entre outras atividades consideradas importantes para a formação do acadêmico. Contato: (88) 9 9212-9780.

Serviço de Psicologia Aplicada (SPA)
A iniciativa busca promover a saúde mental através de atendimentos psicológicos, oferecidos gratuitamente, para crianças a partir de 5 anos, adolescentes, adultos e idosos. O SPA conta com estagiários do curso de Psicologia, supervisionados por professores experientes na teoria e prática, além do acompanhamento direto de psicólogos. Contato: (88) 3112-3500.

Clínica de Estética UNINTA (CESU)
Buscando aproximar os estudantes do Curso de Fisioterapia da área dermatofuncional, especialidade voltada para os tratamentos estéticos, o UNINTA criou um espaço que oferece os mais diversos serviços faciais e corporais como limpeza de pele, peelings químicos, drenagem linfática, massagens relaxantes, depilação a laser e criolipólise.
Contato: (88) 9 9214-0443.