Jornalismo UNINTA: Programação diária de podcasts é destaque na Rádio Universitária

Um projeto de extensão que envolve todas as áreas do conhecimento, a Rádio Universitária do curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) inovou mais uma vez, inaugurando uma programação diária, com pautas referentes aos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino da mantenedora. Em uma parceria com a Diretoria de Marketing e Comunicação, os programas também passaram a ser exibidos ao vivo, diariamente, no canal oficial do UNINTA no Youtube, que já soma mais de 14 mil inscritos.

Utilizando os mais variados gêneros e formatos da produção radiofônica, a programação da Rádio Universitária é pautada na prática educativa, priorizando temas de interesse público que informam e propõem à sociedade a reflexão acerca dos fatos apresentados. A linguagem dinâmica também é um diferencial do projeto, que serve de espaço de práticas acadêmicas para os futuros jornalistas.

As atividades do projeto envolvem os estudantes da disciplina de radiojornalismo, além de alunos voluntários e bolsistas de extensão. De acordo com o coordenador da graduação em Jornalismo, Prof. Dr. Thiago Mena, além de permitir que os estudantes apresentem e produzam matérias, a rádio oportuniza que eles ainda participem da transmissão dos programas e auxiliem os demais cursos e setores que possuem programas na grade.

O gestor pedagógico do curso, Prof. Me. Augustiano Xavier explica que a iniciativa é “uma oportunidade para que os acadêmicos do curso de Jornalismo possam aprender e desenvolver novos formatos, gêneros e linguagens, bem como aprimorar técnicas de entrevista e produção radiofônicas como forma de melhorar seu desempenho no mercado de trabalho. Outro objetivo é estabelecer a ponte entre a universidade e a sociedade, característica primordial de um projeto de extensão em contato com a produção universitária por meio da internet, difusora de informação, cultura e entretenimento, com uma programação que pensa e projeta o futuro da comunicação educacional.”

O Coordenador Thiago Mena falou ainda sobre as perspectivas do projeto para este ano de 2023. “A ideia é que a gente consiga fazer uma expansão do projeto, queremos abrir a possibilidade de ter uma programação diária, semanal, para os cursos, setores e demais mantidas da AIAMIS. Vamos iniciar os programas pilotos ainda neste semestre e expandir na medida que percebermos os resultados da adesão”,finalizou.

As 19 produções envolvem os cursos de Jornalismo, Medicina, Arquitetura, Nutrição, Fonoaudiologia, Farmácia, Direito, Gastronomia, Fisioterapia, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Odontologia, e Administração do Uninta Presencial; quatro programas dos cursos de Administração, Estética, Ciências Contábeis do Uninta EAD e um programa da Faculdade 05 de Julho F5. Além de seis programas de setores e serviços importantes do UNINTA, que são a Pró-Reitoria de Extensão e Responsabilidade Social, a Diretoria de Estágios, a Clínica de Psicopedagogia; o Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante; o Centro de Estética; e o Laços de Família.

A Equipe técnica é composta pelo coordenador do curso Prof. Dr. Thiago Mena, pelo coordenador da Rádio Universitária Prof. Me. Augustiano Xavier, por JC Braga, Técnico Responsável, e pelos acadêmicos bolsistas de extensão Raíssa Sousa e Levy Lourinho.