Protocolo de Biossegurança do UNINTA é referência para escolas do Ceará

Na última segunda-feira (31), a Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Profa. Dra. Michelle Alves participou de reunião com diretores de conselhos educacionais de 41 municípios cearenses para apresentar a plataforma de biossegurança, a qual será disponibilizada gratuitamente para as escolas. A ferramenta é essencial para que as instituições consigam proceder com os protocolos de saúde necessários para a volta das atividades presenciais.

A parceria começou com as escolas particulares de Sobral, que adotaram a plataforma depois de uma reunião com representantes do UNINTA e a Profa. Maria da Penha, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Sobral. Logo, com a repercussão do projeto, outros municípios apresentaram interesse para conhecer os protocolos e o curso. Em nova reunião, agora com os conselhos municipais de educação, mais escolas poderão utilizar a plataforma.

A Profa. Dra. Michelle Alves guiou a conversa e apresentou todos os recursos e os membros do Núcleo de Biossegurança (NuBIO), criado para formular as normas que já estão sendo implementadas na instituição. “Essa parceria com os diversos municípios, através de suas escolas, é de grande relevância, pois fazemos chegar até a população um conteúdo atualizado sobre precauções e medidas de biossegurança sobre o coronavírus e compartilhamos o conteúdo produzido pelo UNINTA, reforçando nosso papel de responsabilidade social”, comentou.

Regresso às aulas

A plataforma é uma ferramenta de inovação pedagógica que tem como objetivo compartilhar conhecimentos na área da biossegurança e novos procedimentos nas salas de aula e laboratórios, ressaltando a importância do distanciamento e critérios de higiene. Com vídeos informativos sobre os protocolos e um questionário para testar os conhecimentos sobre o assunto. O curso possui o total de 40h.

Para que as escolas possam usufruir da ferramenta da melhor forma, serão feitas adaptações, além de um acompanhamento através do NuBIO e da Profa. Maria Penha. Todos os colaboradores poderão acessar o conteúdo de forma gratuita e compartilhar com seus familiares ainda neste mês de agosto.