Pesquisar
Close this search box.

Projeto de castração gratuita do HOVET UNINTA chega a Forquilha; Equipe de 18 profissionais atendeu cães e gatos do município

Dando continuidade ao Projeto de Controle Populacional de felinos e caninos, o Hospital Veterinário (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA), em parceria com a prefeitura de Forquilha, realizou no domingo, 21 de fevereiro, a castração de animais e o atendimento gratuito de pets no município.

Com uma equipe de 18 profissionais, foram castrados 36 animais, entre cães e gatos. O projeto tem como objetivo o aumento da qualidade de vida dos animais por meio das castrações e consultas. Além disso, foram realizados exames que visam a produção de um senso demográfico dos animais residentes. O projeto ‘Castração Solidária’ já foi realizado em edições anteriores na cidade de Sobral e na Vila de Jericoacoara.

Acompanhando de perto o desenvolvimento do projeto, o Diretor do HOVET, Dr. Allysson Lima Fontenele Rodrigues fala sobre a realização do momento. “Forquilha, assim como a grande parte das cidades brasileiras, tem sofrido cada vez mais com a superpopulação de cães e gatos domésticos que, em decorrência de abandono ou maus tratos, acabam superlotando as ruas e trazendo várias mazelas a comunidade. E a nossa iniciativa tem como objetivo garantir o controle da população de animais do município e de realizar educação em saúde para a comunidade, interferindo diretamente nos indicativos da saúde coletiva. Vale ressaltar também que, com a castração, os animais reduzem as fugas, agressividade, marcação de território, possibilidade de contrair câncer e ampliam a longevidade deles”, destaca.

Conheça o HOVET

Fundado há 10 anos pelo Chanceler do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, o primeiro hospital veterinário particular de Sobral é referência no atendimento de animais domésticos e silvestres, de pequeno e grande porte. O hospital, que atende a comunidade sobralense e da região, funciona 24h, incluindo urgências e emergências, além de proporcionar aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da instituição, um local de estágio para práticas e experiências da formação.

Fechar
modal