??

Professora do UNINTA participa de conferência em São Paulo

A docente do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Inta (UNINTA), Dra. Cíntia Almeida de Souza participou, entre os dias 18 e 20 de novembro, da conferência de Pós-Graduação sobre “Bem-estar único”, na cidade de Pirassununga- SP.

O evento multidisciplinar, contou com a participação de profissionais de várias partes do Brasil e do mundo, como Prof. Pierre Exodro (UFAL), Sidnei Sakamoto (UFERSA), Vânia Nunes (Fórum Nacional de Defesa e Proteção Animal), Erica Feuerbacher (Virginia Tech, USA), Paolo Dalla Villa (Istituto Zooprofilattico Sperimentale dell’Abruzzo e del Molise “G. Caporale” Teramo, Itália), Mark Holmes (University of Cambridge, UK), James Serpell (University of Pennsylvania, USA) e Eduardo Santurtun (México, Diretor da The Donkey Sanctuary, UK, nas Américas).

De acordo com a Prof. Cíntia, “a semana foi muito produtiva, com discussões e apresentações de experiência de todos com relação ao Bem-estar dos animais, ambiental e do homem. Foram apresentadas ações contra o Abandono de cães e gatos, no contexto do bem-estar único, efeitos do vínculo humano-animal na saúde humana, saúde única em periferias, responsabilidades legais na relação entre humanos e animais, animais domésticos, de produção e de trabalho, como aumentar as chances de adoção de sucesso em abrigos, cenário global do abandono de jumentos, implicações para o bem-estar único, culminando com a proposta de ‘Abandono Zero’”.

As temáticas vêm sendo trabalhadas pelos alunos do Grupo de Proteção Animal de Sobral (GPAS), sob orientação das Professoras Cíntia Almeida de Souza e Maria Rosalba  Moreira das Neves do Curso de Medicina Veterinária do UNINTA e a oportunidade de troca de experiências agrega as ações do grupo sob uma nova perspectiva, além de proporcionar possíveis parcerias.