Encontro de Iniciação à Docência 2017 do UNINTA

PROEG e PIBID promoveram o Encontro de Iniciação à Docência 2017

A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) e a Coordenação Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizaram na noite da última terça-feira (19) o “Encontro de Iniciação à Docência 2017”, que aconteceu no hall do Prédio Sede II e contou com a apresentação de mais de 80 trabalhos.

Para a organizadora, Profa. Me. Amanda Nogueira, “o propósito do evento é incentivar os discentes a apresentarem em banner as atividades que eles desenvolveram enquanto monitores e participantes do projeto PIBID, onde o estudante auxilia o professor na aplicação da metodologia no decorrer da disciplina. No segundo caso, os que integram o PIBID, aprendem a ministrar aulas e elaborar metodologias de ensino para alunos de ensino médio e fundamental. Então, o principal objetivo é implantar um contato entre os acadêmicos e a docência” frisou a professora.

A participante do evento, Aleksandra Praciano, estudante do 6° semestre de Jornalismo, comentou sobre o conhecimento que a monitoria lhe proporcionou. “A monitoria me trouxe uma experiência ímpar para minha vida acadêmica, uma vez que me colocou, caminhando ao lado da professora. A Profa, Me Liliane Alves Luz me mostrou o outro lado da sala de aula, implantando desafios que se converteram em novos saberes. É muito bom mostrar aos demais o que eu aprendi nesse estágio a docência, já que é uma meta que tenho para minha carreira”.

PIBID

O programa do Ministério da Educação (MEC) busca oferecer bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos presenciais, que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.