PROCARES promove I Mostra de Gamificação de Conteúdo do UNINTA

Acadêmicos da disciplina de Embriologia e Histologia Humana dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram da atividade prática “I Mostra de Gamificação de Conteúdo”, que aconteceu na última quarta-feira (19). O evento foi coordenado pelo Prof. Me. Jânder Magalhães.

De acordo com o coordenador das atividades,Prof. Me. Jânder Magalhães, “no recurso da Gamificação, apesar de já ser uma tendência em grandes universidades do mundo, ainda existem a dúvidas sobre a estratégia com a simples utilização de games em sala de aula, ou acreditam ser um modismo. Todavia, o professor esclarece que este se trata de um processo pedagógico sério e eficiente”.

Ainda segundo o professor, “no processo de gamificação trabalha-se não só a utilização de jogos, mas a sua dinâmica e estruturas para promover comportamentos desejados, aplicáveis a diferentes domínios e desenvolvimento de competências. Dois grandes estudiosos Hammer e Lee (2011), por exemplo, afirmam que na Gamificação o lúdico não atrapalha a atividade de aprendizagem, pelo contrário, ele cria um ambiente de aprendizagem diferenciado” declarou.

As turmas apresentaram todo o conteúdo do terço final da disciplina, onde cada equipe representou uma agremiação esportiva e, após apresentar o conteúdo, trabalharam com os demais colegas com um tipo de jogo, supervisionado pelo docente. Foram utilizados desde jogos eletrônicos com flashcards e Kahoot, até jogos mais tradicionais, como passa-ou-repassa e jogos de dados.