Pró-Reitora do UNINTA Marisa Pascarelli lança livro sobre formação continuada

Pró-Reitora do UNINTA Marisa Pascarelli lança livro sobre formação continuada

Na próxima quinta-feira (19), às 19h, a Profa. Dra. Marisa Pascarelli Agrello, Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional do UNINTA lança seu livro “A Formação Continuada dos Professores no Ensino Superior: Conhecimento, competências e atitudes”. O evento pode ser assistido pelo canal da AIAMIS no Youtube, com transmissão simultânea em Portugal e no Brasil.

A obra é um importante contributo científico para o conhecimento da realidade e transformação do ensino superior no Brasil e em Portugal. O evento de lançamento terá participação especial do Prof. Dr. Joaquim Escola e do Prof. Dr. Armando Loureiro, ambos orientadores da tese de doutorado da autora em Ciências da Educação, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), que deu origem ao livro.

O objeto de estudo da pesquisadora tem chamado a atenção de estudiosos de vários países. A formação continuada de professores do ensino superior, com suas limitações e desafios atuais, foi exaustivamente analisado, tornando-se “um trabalho de referência na área das Ciências da Educação, particularmente no âmbito da formação de professores”, afirmou o prof. Dr. Joaquim Escola. “Esta obra tem o mérito de trazer ao debate uma questão central e, nela, conduzir-nos no sentido de questionamento acerca de alguns dos pressupostos mais presentes neste universo”, complementou o professor.

No livro, Marisa Pascarelli nos convida a dialogar e revisitar alguns conceitos-chave, destacando a relevância da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade como resposta a um universo de conhecimento que ainda é excessivamente marcado pela especialização em uma determinada área do conhecimento. Com base na linha do pensamento de Edgar Morin, em Sete Saberes para a Educação do Futuro, faz alusões ao relatório mundial para a educação no século XXI, coordenado por Jacques Delors, onde constam os quatro pilares para a Educação, entre eles a tese de que o ensino superior deverá focar na educação e na formação de seus docentes.

A pesquisa aponta para uma mudança de paradigma na formação dos professores no ensino superior: “muito mais do que continuar a defender a ‘ensinagem’ importa promover a aprendizagem, deslocando o centro do processo de ensino e aprendizagem para o estudante e, nessa medida, claramente para a aprendizagem”. As pós-graduações, os mestrados, os cursos de doutoramento, os pós-doutoramentos, os cursos de formação contínua dos professores, portanto, “convertem-se nas ementas que possibilitam aos profissionais responder às necessidades de formação, mas também às demandas da sociedade e do próprio mercado de trabalho”, como explica Escola.

O diálogo interdisciplinar é a questão central da pesquisa e se desenvolve logo a partir do primeiro capítulo. “A autora estabelece de forma inequívoca uma importância e centralidade à noção de interdisciplinaridade. A crítica ao conhecimento hiper especializado, à cegueira que o mesmo pode encerrar na edificação dos saberes, apontam para a necessidade de se ultrapassar uma visão essencialmente disciplinar e que, num mundo complexo como aquele em que vivemos, pode conduzir a uma situação de estagnação”.

Serviço:
Lançamento do livro A Formação Continuada dos Professores no Ensino Superior: Conhecimento, competências e atitudes
Data: 19/11/2020
Local: Canal UNINTA Oficial (Youtube)[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]