PIBID/UNINTA é aprovado em novos editais pela CAPES

O Centro Universitário Inta (UNINTA) teve seu projeto institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) aprovado, nas análises técnica e de mérito, no edital nº23/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O projeto prevê 18 meses de atividades de formação acadêmico-profissional no UNINTA, em parceria com as escolas da educação básica vinculadas ao município de Sobral. Tendo em vista essa colaboração, foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes da Secretaria da Educação de Sobral (SME), no último dia 12.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PRODEG), Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar, o Coordenador Institucional, Prof. Me. Harley Gomes de Sousa, e a Coordenadora de Área, Prof. Me. Amanda Nogueira Lourenço, reconhecem a história e o compromisso do UNINTA ao incentivar a carreira docente, favorecendo processos de formação em rede pela construção da identidade profissional através da imersão dos discentes nas escolas públicas.

No programa, os acadêmicos desenvolverão práticas educativas com bases nos saberes nas áreas da Pedagogia e da Educação Física, que nortearam os subprojetos de modo interdisciplinar para melhoria da educação e transformação da realidade social local, a partir de temas como cidadania, cultura corporal, letramento e meio ambiente.

O Prof. Harley Gomes explicou como será a organização nos locais de trabalho. “Cada atividade do dia a dia será sistematizada em um diário de campo, em um portfólio pelo qual as vivências em campo possam ser socializadas e organizadas coletivamente.”

Com o projeto pretende-se garantir aos licenciandos a reflexão sobre a observação e assim a experimentação do cotidiano escolar, apreendido através de participação nas atividades pedagógicas. A elaboração de um projeto de intervenção na escola-campo e a regência de aulas será a culminância desse aprendizado.