Pesquisadores do UNINTA garantem à instituição mais de 480 mil reais em verbas para pesquisas

Um dos eixos de atuação do ensino superior, a pesquisa no UNINTA acaba de ser contemplada em três importantes editais. Projetos de pesquisadores do Centro Universitário Inta (UNINTA) foram aprovados nas seleções da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do INCT/CNPQ (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia). Ao todo, os valores conquistados, que devem ser utilizados para o desenvolvimento e aplicação de pesquisas, totalizam R$ 486.100,00.

No caso do edital do INCT – POX, o UNINTA foi a única instituição particular selecionada, dentre as 17 aprovadas, para o período de 2022 a 2027. As contempladas terão acesso compartilhado a um crédito de R$ 3,82 Milhões, que deve ser utilizado em pesquisas nas instalações da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Os pesquisadores autores dos projetos aprovados são docentes e estudantes do Programa de Mestrado em Biotecnologia, da graduação de Medicina Veterinária e do grupo de estudo NEPAS (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Animais Silvestres) do UNINTA. Os valores correspodem a 03 (três) bolsas de mestrado e 1 de pós-doutorado da FUNCAP e 1 (uma) bolsa de pós-doutorado pelo INCT/CNPQ.

Os projetos são trabalhos em rede com outras instituições regionais, nacionais e internacionais do ensino superior e abordam problemas graves de saúde pública, por meio de diferentes abordagens que visam entender a ecoepidemiologia das doenças infecciosas (doenças transmitidas por carrapatos e poxvírus) em diferentes biomas. Trazendo o semiárido brasileiro e a Caatinga, além de estudo sobre a biologia e a patogênese das doenças em hospedeiros humanos e animais e desenvolvimento tecnológico de vacinas e diagnósticos.

O professor e pesquisador Dr. Bruno Marques Teixeira fala que o orçamento é adequado, considerando a abrangência dos temas e o número de instituições envolvidas. “No seu conjunto, avalio positivamente os projetos aprovados. As propostas das pesquisas são de alto impacto científico e tecnológico em áreas estratégicas na fronteira do conhecimento, visando a solução dos grandes desafios nacionais. Apresentando estruturas que desenvolvem articuladamente propostas em rede de caráter interdisciplinar, e com objetivos e metas claramente definidos e mensuráveis. Obtendo uma forte e real interação com o sistema produtivo, com as diferentes instâncias de Governo ou com a sociedade, por meio de mecanismos de cooperação que facilitem o desenvolvimento conjunto de conhecimento, produtos e processos, promovendo a formação de jovens pesquisadores e o desenvolvimento de ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público”. Concluiu.