Pesquisa de biomédica egressa do UNINTA pode permitir o diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Aos 27 anos, a nova mestre Sabrina Fuziger Inácio Brandão obteve destaque em sua pesquisa de dissertação no programa de Mestrado em Biotecnologia do Centro Universitário Inta (UNINTA), ao realizar um estudo que pode permitir o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. A defesa foi realizada na última sexta-feira, 10 de março, no auditório Professora Eliana Aragão, no Complexo Odontológico do UNINTA Campus Sobral.

Aprovada pela banca examinadora, a pesquisa trouxe como tema “Avaliação da Expressão Gênica de Micrornas no Plasma de Mulheres com Alterações Mamárias no Município de Sobral-Ce”, abrindo um marco importante no processo de estudos que contribuam para o desenvolvimento de ferramentas de biotecnologia para o futuro.

O objetivo do estudo foi avaliar a expressão gênica do microRNA hsa-miR-4516 em amostras de sangue de mulheres atendidas no setor de mamografia dos centros de saúde do município e, diante das análises, observou-se que o hsa-miR-4516 pode servir como um biomarcador para o desenvolvimento de um diagnóstico mais eficaz e mais precoce.

Os estudos mostram ainda que fatores como gênero, idade, primeira gravidez após os 30 anos de idade e obesidade no período pós-menopausa podem estar relacionados a esta doença.

Entretanto, a jovem pesquisadora se mantém tranquila, afirmando que ainda é necessário o desenvolvimento de novas observações e explorações sobre o assunto. “O câncer de mama é um dos tipos de neoplasias malignas mais comuns no mundo todo e a segunda maior causa de morte por neoplasia em mulheres. No entanto, faz-se necessário mais pesquisas com participantes do grupo maligno para que se possa confirmar que este microRNA funcione como biomarcador para o diagnóstico do câncer de mama”.

Sabrina finalizou a graduação de Biomedicina no UNINTA em 2019 e, logo em seguida, ingressou no mestrado. Com orgulho, ela descreveu sua trajetória, já fazendo planos para o futuro. “Neste momento, o sentimento é de gratidão a Deus. Não foi um processo fácil, teve um período turbulento da pandemia, o que dificultou um pouco a pesquisa. Porém, tive apoio e suporte da instituição e da coordenação. Tenho muitos projetos para executar agora, dentre eles, eu desejo continuar a minha pesquisa, levando para o doutorado, pois não quero perder o foco, e quero prosseguir na carreira de pesquisa e docência”. Concluiu.

A Profa. Dra. Maria Gleiciane de Queiroz Martins, orientadora da pesquisa, fez uma explicação sobre o assunto. “No nosso programa de Mestrado de Biotecnologia conseguimos trazer a teoria para uma possível aplicação biotecnológica com retorno para a sociedade, uma melhoria, e foi o caso da Sabrina, que propôs um possível biomarcador (miRNAs) como diagnóstico menos invasivo quando se trata do câncer de mama. Visto que hoje as técnicas e diagnósticos voltados para a doença só conseguem detectar o câncer quando já está avançado, então essa proposta da pesquisa é utilizar esses biomarcadores que são microRNAs, que passam a ser expressos em um estágio bem inicial antes do câncer se consolidar. Portanto, microRNAs liberadas por células cancerosas podem servir como biomarcadores, permitindo realizar o tratamento antes de sua evolução”. Completou.

Sobre o Programa de Mestrado em Biotecnologia do UNINTA
Criado em 2014, o Programa de Mestrado em Biotecnologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) tem como objetivo geral formar pesquisadores e profissionais com uma sólida formação interdisciplinar, qualificados para o desenvolvimento de atividades de docência no magistério superior, pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico nas áreas de biologia e biotecnologia.

O Mestrado em Biotecnologia do UNINTA oferece bolsas de 100% para egressos dos cursos de graduação presenciais das instituições da mantenedora AIAMIS: Centro Universitário Inta, Faculdade 5 de Julho (F5), Faculdade Uninta Itapipoca, Faculdade Ieducare (FIED) e Faculdade Uninta Tianguá, caso sejam aprovados na seleção.

O Mestre em Biotecnologia deverá ser capaz de propor e desenvolver pesquisas relacionadas a processos e produtos inovadores no campo da biotecnologia, com ênfase em Ciências da Saúde e Agrárias.