PEDAGOGIA: Fórum dos estudantes discute “A Saúde Emocional do Educador”

No dia 19 de setembro, o curso de Pedagogia do Centro Universitário Inta (UNINTA), coordenado pela Profa. Ma. Francirene Tomaz, realizou o Fórum de Estudantes, com a temática: “A Saúde Emocional do Educador”. O evento, que teve como Palestrante a Psicóloga Marlla Rúbya, foi idealizado pela coordenação em conjunto com os professores Me. Harley Souza, Ma. Márcia Mendes, Ma. Nice Bounet, Ma. Merivalda e os acadêmicos.

O momento recebeu estudantes, professores e coordenadores de diversos cursos da instituição, como também das escolas públicas de Sobral. De acordo com a organização, o envolvimento favorece um olhar diferenciado para a temática e possibilita a relação interdisciplinar.

A coordenadora do curso, Profa. Ma. Francirene Tomaz comentou sobre o intuito dos fóruns realizados. “O objetivo dos fóruns é trazer temas atuais que envolvem a educação e serem discutidos com os discentes e docentes como espaços de aprendizagens para que, através da temática, possam trazer contribuições sobre a importância de fortalecer e trabalhar o emocional dos professores, pois acreditamos que este absorve várias problemáticas do dia a dia, não só do contexto “mediador”, mas as demandas emocionais dos próprios alunos”, colocou.

A professora explicou também a escolha da temática abordada. “Como o UNINTA vem se preocupando com a realidade brasileira, que tem apontado um índice altíssimo de suicídio entre adolescentes, jovens e adultos, tomamos como medida preventiva ações que possibilitam o acolhimento aos alunos e docentes que estão com seu emocional fragilizado, proporcionado atendimentos terapêuticos com psicológicos da instituição”.