O curso de Educação Física do Centro Universitário Inta (UNINTA), através de seu colegiado e das gestões de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Pesquisa, convida docentes e discentes da instituição para o “I Workshop de Pesquisa em Educação e Saúde”. A programação terá início no dia 02 de março, será aberta e gratuita para todos os cursos.
O workshop tem como objetivo discutir as questões de pesquisa que precisam ser equacionadas para o nivelamento docente, tais como o manejo com os projetos e trabalhos de conclusão de curso, nos aspectos de orientação, formulação de um desenho de pesquisa, revisão da literatura especializada e encaminhamentos éticos. Os encontros serão quinzenais.
Mais informações podem ser obtidas na coordenação do Curso de Educação Física, localizada no 2º andar do prédio Sede 1.
Programação
02/03/18
09h. Sala 5 Sede I |
Abertura – Aspectos éticos da Pesquisa e submissão à Plataforma Brasil
Prof. Me. Genilson Cesar S. Bonfim (Coordenador do Comitê de Ética – UNINTA) |
16/03/18 | 1º encontro – Pesquisa e TCC
Objetivo – expor de forma panorâmica a estrutura ideia-método-justificativa para organizar uma pesquisa Conteúdos: 1.1 Literacia – information literacy. Texto base: DUDZIADK, Elisabeth A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci inf. Brasília. V. 32, nº 1. P. 23-35 jan/abr 2003. In: http://eprints.rclis.org/6737/ 1.2 A pergunta de partida Texto base: QUIVY, R. e CAMPENHOUDT, Luc Van. A pergunta de partida (cap 1). In: Manual de investigação em ciências sociais. 17ª ed. Lisboa, Gradiva |
30/03/18 | 2º encontro – Revisão da literatura especializada
Objetivo – distinguir as fases e os tipos de pesquisa bibliográfica Conteúdos: Tipos de revisão bibliográfica Narrativa – fundamentação teórica Mapeamento (levantamento bibliográfico, estado da arte ou estado do conhecimento) Avaliação (revisão sistemática) Síntese (revisão integrativa) Texto base: BIBLIOTECA PAULO MATTOS CARVALHO. Tipos de revisão de literatura. Botucatu, 2010. |
13/04/18 | 3º encontro – Bases de dados em Educação e saúde
Objetivo – distinguir uma pesquisa científica de outras formas de busca na internet e conhecer as bases da educação/saúde Conteúdos: * Critérios de validação das pesquisas Conceitos de busca Descritores Seleção e análise das bases de dados Hierarquização dos textos de interesse Mecanismos de leitura e sistematização Textos base: A) BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual da Saúde – (BVS/MS) Curso de acesso às fontes de informação em saúde: fontes de informação da BVS. Saúde légis. Boletim de serviço. Brasília; s/n, 2011. In: http://bit.ly/2bt71p2 B) SANTOS, Gildenir e SOUZA, Josidelma (orgs). Acesso às bases de dados de Educação e áreas afins: navegando no conhecimento. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2010. In: http://bit.ly/2bkhXEo |
27/04/18 | 4º encontro – Coleta e análise de dados
Objetivo – conhecer mecanismos de coleta e análise de dados já coletados/ estabelecer modelos de análise e/ou coleta de dados Conteúdos: * Análise dos resultados Definição da metodologia da pesquisa Tipos de pensamento – desenhos de pesquisa Textos base: A) QUIVY, R. e CAMPENHOUDT, Luc Van. A análise das informações (cap 6). In: Manual de investigação em ciências sociais. 17ª ed. Lisboa, Gradiva In: http://bit.ly/2bkdkdz B) THOMAS, Jerry; NELSON, Jack e SILVERMAN, Stephen. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2012. (parte 3) |