Pesquisar
Close this search box.
Participe do I Workshop de Pesquisa em Educação e Saúde
Participe do I Workshop de Pesquisa em Educação e Saúde

Participe do I Workshop de Pesquisa em Educação e Saúde

O curso de Educação Física do Centro Universitário Inta (UNINTA), através de seu colegiado e das gestões de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Pesquisa, convida docentes e discentes da instituição para o “I Workshop de Pesquisa em Educação e Saúde”. A programação terá início no dia 02 de março, será aberta e gratuita para todos os cursos.

O workshop tem como objetivo discutir as questões de pesquisa que precisam ser equacionadas para o nivelamento docente, tais como o manejo com os projetos e trabalhos de conclusão de curso, nos aspectos de orientação, formulação de um desenho de pesquisa, revisão da literatura especializada e encaminhamentos éticos. Os encontros serão quinzenais.

Mais informações podem ser obtidas na coordenação do Curso de Educação Física, localizada no 2º andar do prédio Sede 1.

Programação

 

02/03/18

09h. Sala 5 Sede I

Abertura – Aspectos éticos da Pesquisa e submissão à Plataforma Brasil

Prof. Me. Genilson Cesar S. Bonfim

(Coordenador do Comitê de Ética – UNINTA)

16/03/18 1º encontro – Pesquisa e TCC

Objetivo – expor de forma panorâmica a estrutura ideia-método-justificativa para organizar uma pesquisa

Conteúdos:

1.1 Literaciainformation literacy.

Texto base: DUDZIADK, Elisabeth A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ci inf. Brasília. V. 32, nº 1. P. 23-35 jan/abr 2003. In: http://eprints.rclis.org/6737/

1.2 A pergunta de partida

Texto base: QUIVY, R. e CAMPENHOUDT, Luc Van. A pergunta de partida (cap 1). In: Manual de investigação em ciências sociais. 17ª ed. Lisboa, Gradiva

In: http://bit.ly/2bkdkdz

30/03/18 2º encontro – Revisão da literatura especializada

Objetivo – distinguir as fases e os tipos de pesquisa bibliográfica

Conteúdos:

Tipos de revisão bibliográfica

Narrativa – fundamentação teórica

Mapeamento (levantamento bibliográfico, estado da arte ou estado do conhecimento)

Avaliação (revisão sistemática)

Síntese (revisão integrativa)

Texto base:

BIBLIOTECA PAULO MATTOS CARVALHO. Tipos de revisão de literatura. Botucatu, 2010.

In: http://bit.ly/2b6y1fr

13/04/18 3º encontroBases de dados em Educação e saúde

Objetivo – distinguir uma pesquisa científica de outras formas de busca na internet e conhecer as bases da educação/saúde

Conteúdos:

* Critérios de validação das pesquisas

Conceitos de busca

Descritores

Seleção e análise das bases de dados

Hierarquização dos textos de interesse

Mecanismos de leitura e sistematização

Textos base:

A)   BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual da Saúde – (BVS/MS) Curso de acesso às fontes de informação em saúde: fontes de informação da BVS. Saúde légis. Boletim de serviço. Brasília; s/n, 2011. In: http://bit.ly/2bt71p2

B)   SANTOS, Gildenir e SOUZA, Josidelma (orgs). Acesso às bases de dados de Educação e áreas afins: navegando no conhecimento. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2010. In: http://bit.ly/2bkhXEo

27/04/18 4º encontro – Coleta e análise de dados

Objetivo – conhecer mecanismos de coleta e análise de dados já coletados/ estabelecer modelos de análise e/ou coleta de dados

Conteúdos:

* Análise dos resultados

Definição da metodologia da pesquisa

Tipos de pensamento – desenhos de pesquisa

Textos base:

A)   QUIVY, R. e CAMPENHOUDT, Luc Van. A análise das informações (cap 6). In: Manual de investigação em ciências sociais. 17ª ed. Lisboa, Gradiva In: http://bit.ly/2bkdkdz

B)   THOMAS, Jerry; NELSON, Jack e SILVERMAN, Stephen. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2012. (parte 3)

Fechar
modal