Pesquisar
Close this search box.

Palestra com Defensora Pública do Estado do Ceará marca início da I Jornada de Mediação Familiar

Nos dias 17 e 18 de agosto, o projeto Laços de Família, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e a Pró-Reitoria de Extensão e Responsabilidade Social do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizaram a I Jornada de Mediação Familiar. O evento ocorreu no auditório da Defensoria Pública de Sobral, em parceria com a instituição.
Além da palestra da Dra. Rozane Magalhães (Defensora Pública do Estado do Ceará), a jornada teve a participação de acadêmicos de Direito, Pedagogia, Serviço Social e Psicologia do UNINTA e da Faculdade 5 de Julho (F5). Na ocasião, foram apresentados trabalhos de pesquisa sobre a mediação familiar.
A I Jornada de Mediação Familiar teve como tema “Desafios e possibilidades da Mediação Familiar” e foi promovida pelo grupo de pesquisa em Mediação Familiar, coordenado pelas psicólogas Denise Araújo, Izabelly Morais, Professora Cláudia Costa e pela gestão de pesquisa do Curso de Direito UNINTA.
“Momentos como esta I Jornada de Mediação Familiar são importantes para uma compreensão mais ampliada das práticas de extensão e responsabilidade social do UNINTA. A diversidade de temas, de instituições e de cursos revela a grande potencialidade dos projetos de extensão desenvolvidos pelo UNINTA.” Destaca a Profa. Regina Aguiar, Pró-reitora de Extensão e Responsabilidade Social
Dra. Rozane Magalhães:
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1997), especialista em Mediação de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Direito e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Defensora Pública do Estado do Ceará de Entrância Especial, titular da 1ª Defensoria do Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos da Defensoria Pública do Estado do Ceará exercendo a função de Supervisora do referido núcleo.
Tem experiência na área de Direito Civil, em especial Direito de Família, bem como em Mediação de Conflito Familiar. É ex-assessora de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (com atuação na Câmara Cível), ex-professora substituta da Universidade Federal do Maranhão, do Departamento de Direito e, também, ex-professora da Faculdade Christus/CE, nas disciplinas de Prática Jurídica. Membro da Comissão de Métodos Consensuais de Tratamento de Conflitos do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CONDEGE). Instrutora em Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz
Laços de Família:
Em 2014 foi firmada parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Ceará e o Centro Universitário Inta – UNINTA para a criação do Programa “Laços de Família: conhecer para amar”, e desde então são desenvolvidas ações de impacto nos processos de gestão de conflitos familiares no município de Sobral e na reconfiguração dos canais de acesso à justiça para a população hipossuficiente.
O programa de extensão tem como escopo formar profissionais capazes de contribuir na construção de uma sociedade justa e com oportunidades iguais a todos, capacitando agentes na condução dos litígios a fim de dirimi-los, propiciando o reequilíbrio e a pacificação social.

Fechar
modal