Novo Campus do UNINTA, em Umirim, recebe nota máxima em relatório de visita do MEC

Com a divulgação de relatório de visita de credenciamento do Ministério da Educação (MEC), o Centro Universitário Inta, UNINTA, apenas aguarda a publicação em Diário Oficial da União para autorizar o início das atividades de um novo campus fora da sede, desta vez na cidade de Umirim, Ceará. O novo empreendimento, que recebeu nota máxima em sua avaliação, pretende ser o primeiro do Brasil a abrigar uma graduação em Medicina Veterinária em regime de internato e externato, além de outros cursos.

A visita para o credenciamento aconteceu entre os dias 17 a 19 de maio, na qual uma equipe de avaliadores do MEC conheceu todo o projeto pedagógico e avaliou as instalações de forma minuciosa. Uma série de requisitos deve ser considerada para o resultado da nota 5, a maior na categoria utilizada pelo ministério.

O Campus Umirim está sendo implantado em uma área com mais de 3.000 hectares, dentro de um conglomerado de seis fazendas, já utilizado como campo de práticas para os acadêmicos do Campus Sobral e da Faculdade Uninta Fortaleza, que adquirem conhecimentos da profissão em seus laboratórios de reprodução assistida de animais. O complexo, que futuramente também irá abrigar um resort com atrações turísticas, fica a 1 hora e meia da capital Fortaleza.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Profa. Me. Graça Morais, conta que “o projeto é resultado de mais de 4 anos de planejamento e execução completamente alinhados com as normas ambientais e regulação educacional. O Campus traz um projeto inovador de um Curso de Medicina Veterinária em Regime de Internato e externato, onde os estudantes vivenciarão de forma integral o ensino, a pesquisa, extensão, práticas e estágios dentro de um espaço privilegiado, que contribuirá para a formação de um Médico Veterinário de excelência.”

Idealizado pelo fundador e Chanceler do UNINTA, Dr Oscar Spíndola Rodrigues Junior, a estruturação do novo campus conta com uma equipe de gestores, educadores, arquitetos e construtores. A inspiração das edificações vem do estilo barroco, um contraste com os mais modernos equipamentos que serão utilizados no centro universitário.