NAPSI UNINTA amplia serviços e oferece atendimento Online para estudantes

Devido à extensão do período de isolamento social e seus consequentes desafios para os estudantes, o NAPSI (Núcleo de Apoio Psicológico do Uninta) do Centro Universitário Inta – UNINTA, respaldado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), ampliou seus atendimentos para o formato virtual, disponibilizando consultas online para acadêmicos que procuram apoio emocional ou psicológico.

A equipe do NAPSI é composta por um psicólogo supervisor do serviço que também é professor do curso de Psicologia e três psicólogas com 20h semanais cada. A equipe é coordenada pela Coordenação do Curso de Psicologia do UNINTA. Temporariamente, no período de home-office, conta com o apoio do psicólogo do SPA (Serviço de Psicologia Aplicada do curso de Psicologia), local de estágio clínico dos alunos de Psicologia.

Os atendimentos acontecem nos três turnos, de segunda-feiras a quinta-feiras,  e de manhã e tarde às sextas-feiras. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (85) 9 8620 5238 ou através do e-mail: [email protected]

Inicialmente divulgado para estudantes do UNINTA do Campus Sobral, O NAPSI ampliou seu público para alunos e docentes de outras instituições da AIAMIS, mantenedora da instituição. Os atendimentos são feitos a partir da manifestação do interesse do acadêmico pelas vias descritas, ou através de coordenadores e professores, bem como por encaminhamentos do DAS (Departamento de Apoio Social).

O NAPSI em números

O NAPSI oferece atendimento psicológico gratuito para suporte emocional, cognitivo e comportamental de estudantes, através de escuta terapêutica, aconselhamento e psicoterapia individual e em grupo. Auxilia através de sua equipe de psicólogas em questões de solidão, preocupação, sintomas de ansiedade e depressivos, entre outros, para melhoria do bem-estar e resiliência pessoal.

Em quase três meses de atendimento online, 223 alunos procuraram o serviço. Uma média de cinco acadêmicos por dia, considerando os dias letivos. Esses discentes recebem escuta, orientação, apoio e aconselhamento psicológico para lidar com seu sofrimento mental durante o período de isolamento, o que contribui com seu bem-estar. E, consequentemente, melhoria do rendimento acadêmico, dado que problemas emocionais e cognitivos estão interligados.

Cada estudante tem uma média de três atendimentos, podendo ser mais ou menos dependendo da necessidade de cada caso. O que dá um total de 669 atendimentos realizados até agora nesses 50 primeiros dias, numa média de 13 atendimentos diários. Setenta por cento são alunos de graduação do UNINTA Sobral, o restante de outras IES do grupo e alunos de pós-graduação.

Em pesquisa de satisfação realizada nos primeiros 30 dias de atendimento os alunos se mostraram satisfeitos com a rapidez dos retornos e a modalidade online. Disseram estar Muito satisfeitos (35,3%) e satisfeitos (58,8%) com a melhoria do seu bem-estar depois dos atendimentos psicológicos online.

Quanto ao atendimento via WhatsApp, que pode ser realizado com mensagem de texto, de voz, videochamada, ou um misto delas, 47,1% disseram estar satisfeitos e 52,9% disseram estar muito satisfeitos.