Pesquisar
Close this search box.

Modelo de Apoio Psicológico ao Estudante do UNINTA é inédito no Brasil

Desenvolvido de forma inédita, dentre as instituições de ensino superior no Brasil, o Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante do UNINTA inova na assistência e se torna modelo em congressos da área. Neste mês de março, o projeto pioneiro completa 03 anos de existência e comemora 10 mil atendimentos realizados para mais de 1.800 estudantes de graduação. 

Observando os excelentes resultados, o serviço já começa a ser replicado pelo país como modelo de inovação no atendimento ao discente. Em 2022, foi apresentado pelo seu coordenador, Prof. Me. Marcelo Franco e Souza no 8º Congresso de Saúde Mental, em São Paulo, e no XI Congresso Latino-Americano Sobre Abandono na Educação Superior, em Brasília. Este ano o projeto ultrapassa as fronteiras e será demonstrado em Portugal e no Chile.

O NAPSI foi fundado pelo UNINTA em 2020 com o objetivo de oferecer atendimento clínico psicológico gratuito, dando suporte em todas as áreas, sejam acadêmicas, profissionais, familiares ou pessoais. As sessões são realizadas tanto de forma presencial quanto on-line. O departamento também realiza palestras, workshops e eventos que promovem a saúde mental no campus. 

O serviço conta com uma equipe de 04 colaboradores: um Neuropsicólogo, o Prof. Me. Marcelo Franco e três Psicólogas, Leidiane Carvalho, Aparecida Gomes e Renata Kerlane. O NAPSI é ligado ao Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) e atende estudantes de todos os cursos, presenciais e a distância. 

O Neuropsicólogo e coordenador do serviço, Prof. Marcelo Franco fala sobre a importância do trabalho realizado pelo NAPSI. “Acreditamos que a promoção da saúde mental no campus é um complemento imprescindível para uma experiência acadêmica completa, rica em vivências, aprendizagem e aquisição de competências, tanto emocionais quanto cognitivas, ampliando de forma significativa as chances de sucesso e ascensão profissional”.

Atualmente, o NAPSI realiza o podcast Vida Positiva, que é transmitido pelo canal UNINTA Oficial, no Youtube, toda quinta-feira, às 14h30min. O programa é voltado para debater assuntos sobre saúde mental no meio universitário e é apresentado pelo coordenador, Prof. Marcelo Franco e pela Psicóloga Leidiane Carvalho. A iniciativa conta com a parceria da Rádio Universitária da instituição. 

SERVIÇO:

Núcleo de Apoio Psicológico ao Estudante (NAPSI)

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 22h e às sextas-feiras, de 8h às 12h e das 13h às 17h30.

Contato: (88) 3112.3500

E-mail: [email protected]

 

Fechar
modal