Membro titular da Academia Brasileira de Ciências visita UNINTA para estreitar parcerias

Na manhã de sexta-feira, 10 de março, o Professor Dr. Benildo Sousa Cavada, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), fez uma visita ao Campus Sede do Centro Universitário Inta (UNINTA), em Sobral. O convidado conheceu as instalações e se reuniu com o Coordenador do Mestrado em Biotecnologia do UNINTA, Prof. Dr. João Batista Cajazeiras.

A visita teve como objetivo estreitar as relações e firmar parceria por meio de projetos em comum que foram aprovados pela IES, além da obtenção de insumos para o desenvolvimento de pesquisas no UNINTA.

De acordo com o Prof. Dr. João Batista Cajazeiras, o compromisso firmado vai render diversas contribuições para a instituição. “O encontro é a consolidação da parceria que será muito importante para todos, ela é fundamental para a formação dos nossos alunos, pois muitos deles vão fazer estágio no Laboratório do Dr. Benildo, o Biomol-Lab, em Fortaleza. Já aproveitei a sua presença para realizarmos uma visita à serra da Meruoca e fazer coletas de sementes para a extração de proteínas para analisar as suas aplicações biológicas”. Disse.

Conheça o Dr. Benildo Sousa Cavada
Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Professor Dr. Benildo possui em seu currículo Mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Doutorado de Estado em Sciences Pharmaceutiques (Biochimie Vegetale) pela Universidade de Toulouse III (Paul Sabatier, Toulouse/França).

Benildo é bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico desde 1986 (atualmente é nível 1A), e também Professor titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, coordenando o Laboratório de Moléculas Biologicamente Ativas.

Ele possui uma vasta experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica Vegetal, Biologia Estrutural, Proteínas e Lectinas. E em 2010, foi eleito como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (área de Ciências Agrárias), sendo Coordenador do INCT Instituto de NanoBioEstruturas & Simulação NanoBioMolecular (NANO(BIO)SIMES), desde 2008.