Medicina Veterinária do UNINTA participa de projeto de equoterapia em parceria com a Equo Sobral

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Inta (UNINTA), em parceria com a empresa Equo Sobral, inicia o projeto “Promoção à saúde e bem-estar do cavalo terapeuta em atividade de equoterapia”, no qual será responsável pelo acompanhamento veterinário dos animais envolvidos. A iniciativa atende crianças e adultos e integra educação e inclusão social.

De acordo com a coordenação do curso, o projeto surgiu por intermediação da Diretoria de Estágios do UNINTA e tem como objetivo realizar o atendimento clínico, monitorar a saúde e garantir o bem-estar dos animais utilizados na equoterapia, além de atuar na prevenção e controle das zoonoses, garantindo também a saúde humana.

A iniciativa será coordenada pelo Prof. Me. Thiago Fernandes, com a participação de alunos da graduação em Medicina Veterinária e integrantes do Grupo de Pesquisa e Extensão em Medicina Equídea. Já é planejada também a inclusão dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia, que poderão contribuir com as especificidades de cada área, tornando o projeto ainda mais completo.

A equoterapia utiliza cavalos em um método de terapia para reabilitação de pacientes, seja com deficiência física ou questões cognitivas e psicológicas. Através dos movimentos do animal ao andar, são estimuladas as funções motoras, o equilíbrio e a percepção.