Medicina UNINTA realiza Cerimônia do Interno das turmas 10 e 11

Na última quinta-feira (29), o Curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu mais uma Cerimônia do Interno, desta vez para os acadêmicos das turmas 10 e 11. O momento aconteceu no auditório Oscar Spíndola Rodrigues e seguiu todos os protocolos de biossegurança, limites de ocupação e distanciamento social.

O ingresso no internato ocorre por volta do 9º semestre da graduação e tem duração de 2 anos. É um importante marco para a prática dos estudantes, no qual o principal objetivo é inserir os futuros médicos em um período de vivência prática no ambiente de trabalho, ao lado de profissionais, onde iniciarão o atendimento aos pacientes, sempre sob supervisão.

A mesa das autoridades foi composta pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Geison Vasconcelos Lira; pelos docentes Dra. Fabrícia Araújo e Dr. Janderson Rodrigues; pela representante das turmas, a aluna Laís Maria Frota; pelo amigo das turmas, o Sr. Francisco Mário Nascimento Sousa e pela representante dos pais, a Sra. Cristiana Freire Queiroz Lima. O evento teve também a presença do Chanceler Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior.

A noite contou com uma homenagem dos alunos ao coordenador Dr. Geison Lira, aos professores Dra. Alice Aguiar, Dra. Fabrícia Araújo, Dr. Rafael Nobre, Dr. Evandro Galvão, Dr. Janderson Rodrigues e Dr. Jackson Costa, e ao amigo da turma Sr. Francisco Mário.

O acadêmico Amaury Pontes, prestes a iniciar o internato, comentou sobre a nova fase. “É um momento bem emocionante. É mais uma etapa da vida, a gente passa de um período clínico para um período de internato que condiz bem mais com a profissão, uma prática muito intensa.”

O Coordenador da graduação, o médico Dr. Geison Lira, também ressaltou o valor da etapa. “A cerimônia do internato é muito importante. Superamos os desafios e, em tempo hábil, conseguimos entregar estudantes do 8º semestre para o internato e completar a sua formação acadêmica. É um momento em que precisamos celebrar a vitória nesse período difícil que estamos enfrentando, tendo a certeza que cumprimos a nossa missão institucional. Desejo a eles felicidades e que se realizem nesse período final da formação acadêmica”, colocou o docente.