Medicina promove Cerimônia do Jaleco Branco para as turmas 39 e 40

Na última quarta-feira (17 de maio), o Curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) reuniu as turmas 39 e 40 para a realização da Cerimônia do Jaleco Branco. O tradicional evento aconteceu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e reuniu acadêmicos e familiares em uma noite de grande emoção.

A cerimônia é uma celebração tradicional dentro da instituição e faz parte do ciclo de formação de todos os acadêmicos da área da saúde, marcada por acolher o ingresso nas práticas dentro do curso. Na ocasião, os acadêmicos recebem a vestimenta de um padrinho ou madrinha, escolhido por ele. Depois de paramentados, fazem o juramento da profissão.

O primeiro discurso da noite foi feito pelo Vice-presidente do Centro Acadêmico de Medicina Dra. Ana Maria Alves Giffoni (CADAM), Bruno Dutra Aguiar, estudante do 3º semestre. Em sua fala, levou como referência os aprendizados repassados pelo coordenador da graduação, Prof. Dr. Geison Vasconcelos Lira e ressaltou: “Vocês possuem uma responsabilidade muito maior a partir desse momento. Começaram a construir a carreira de vocês quando entraram na sala de aula. Ser médico acima de tudo é ser humano. Iremos trabalhar todos os dias com pessoas das mais diferentes idades, classes sociais, níveis escolares, gêneros e outras características particulares de cada um. É fulcral entendermos isso para, quando nos formarmos, entregarmos o melhor atendimento para cada paciente.”

Discursaram também, representando as turmas 39 e 40, respectivamente, as alunas Nadine Nágila Albuquerque Jardim e Ana Carolina Sampaio. Já a comunidade familiar teve como representante Marta Guilherme Pompeu Magalhães. O orador docente escolhido pelos alunos foi o Prof. Esp. Cícero Silverio de Paiva Neto.

Após a entrega dos jalecos, a acadêmica Ana Carolina Sampaio foi convidada a fazer o juramento. Com o braço direito estendido, proferiu: “Eu, ao ser aceito como discípulo de Hipócrates, me comprometo solenemente com as atribuições e as responsabilidades de um estudante de medicina. Guardarei a honra e as nobres tradições da profissão médica. Saúde, bem-estar e a segurança dos pacientes sempre serão minhas preocupações mais importantes.”

A Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos Ponte presidiu a cerimônia, representando o Magnífico Reitor Prof. Daniel Rontgen Melo Spíndola Rodrigues. Em sua fala, ressaltou a importância do jaleco como item de proteção, bem como a importância do apoio familiar na trajetória dos futuros médicos.

Na mesa de honra, a presidente esteve acompanhada ainda dos Pró-Reitores Profa. Me. Eliza Angélica Spíndola Rodrigues Ponte e Prof. Me. Lindomar Jémison Moura Spíndola Rodrigues; da Diretora da Faculdade 5 de Julho, Profa. Esp. Nayara Machado Melo Ponte e da Diretora-geral da Faculdade Luciano Feijão, Profa. Me. Isabel de Aguiar Pontes.