Medicina Campus Itapipoca: UNINTA acolhe novos estudantes em Solenidade virtual de abertura das atividades do curso

Seguindo as orientações dadas pelo Governo do Estado e Municipal em todas as suas esferas, o Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca, regido pelo Chanceler Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Júnior, realizou em formato virtual, na manhã desta segunda-feira, 29 de março, a solenidade de abertura da primeira turma do Curso de Medicina, turma William Harvey. A programação se estenderá até quinta-feira, 01 de abril e terá transmissão ao vivo no canal do UNINTA, no Youtube.

A solenidade de abertura contou com a participação do Deputado Federal, Moses Haendel Melo Rodrigues e do Reitor do UNINTA, Prof. Dr. Daniel Rontgen Melo Rodrigues. Além do coordenador do curso de Medicina Itapipoca, Prof. Dr. Luis Derwal Salles Junior e da Dra. Cristina Nascimento, representante da Prefeitura Municipal.

Presente no evento o Reitor Prof. Dr. Daniel Rontgen Melo Rodrigues acolhe os novos acadêmicos e fala da importância dessa nova etapa que se inicia. “Hoje é um dia muito importante. Nesse primeiro dia de aula desejo boas vindas a todos e que sejam felizes no que fazem. Toda graduação tem as suas dificuldades e no começo pode parecer difícil, mas uma coisa é certa o fim vocês vão colher bons frutos”, destaca.

O Deputado Federal, Moses Haendel Melo Rodrigues evidencia o crescimento e desenvolvimento dos cursos de graduação na cidade, “a importância dos cursos de ensino superior do UNINTA transformam a cidade de Itapipoca e a região em cidades universitárias, logicamente vai trazer grandes benefícios para a população, além do desenvolvimento econômico. Essa primeira etapa será em uma modalidade síncrona, em plataformas digitais, até que a pandemia diminua e que possamos receber os acadêmicos na instituição. E que eles possam estar presentes em uma estrutura que foi construída e preparada para receber o curso de Medicina. Onde será possível transmitir não somente a parte teórica, mas também a parte prática, que serão realizadas nos laboratórios, onde eles receberão a melhor formação médica”, complementa.

Em sua fala, o Coordenador do curso, Prof. Dr. Luis Derwal Salles Junior reconhece a abertura como um momento histórico e resume suas palavras falando sobre a formação dos estudantes no UNINTA. “Esse é um momento histórico para a nossa instituição. Há três anos iniciamos uma prazerosa jornada acadêmica de planejamento e aprimoração de um projeto que nos trouxe até aqui. O nosso projeto pedagógico em seu semestre inicial é suportado pela excelência de seus professores. Os novos acadêmicos encontrarão em seu coordenador a escuta e o acolhimentos para quaisquer necessidades. Jamais nos distanciaremos dos nossos objetivos na formação da excelência da técnica médica, dos valores humanistas, do caráter e da dedicação e respeito aos pacientes, razão única para a nossa jornada”, salienta.

Sobre o Curso

O novo curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA), em Itapipoca, foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) com a publicação da Portaria Nº 642, de 30 de dezembro de 2020. Sua abertura é parte do plano de interiorização do ensino superior no Brasil que, mediante edital público do Ministério da Educação (MEC), selecionou após intensa concorrência, ainda no final de 2018, o UNINTA como instituição apta a conduzir a implantação do primeiro curso de medicina na cidade de Itapipoca.

Estendendo a qualidade já consolidada pela Medicina do Campus Sobral, o curso em Itapipoca reúne uma estrutura física em completa sintonia com as mais efetivas metodologias de ensino ativo, permitindo o acúmulo de conhecimentos clínicos, de habilidades técnicas e de formas atitudinais da comunicação, liderança, pró-atividade, efetividade e ética profissional, que são fundamentais à formação médica, com preocupação humanística.

Publicações recentes