Medicina Campus Itapipoca promove sua 1ª cerimônia do Jaleco Branco e reúne 45 acadêmicos

Na noite desta quinta-feira, 25, o curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca realizou o um ato simbólico, que marca a história da graduação, ao promover a primeira Cerimônia do Jaleco Branco, que contemplou 45 acadêmicos do II período. A solenidade aconteceu no auditório da instituição seguindo todos os protocolos de biossegurança e com distanciamento controlado. Estiveram presentes familiares, pró-reitores, diretores e professores do curso.

Em alusão à entrada dos acadêmicos nas práticas de estágio, a Cerimônia do Jaleco Branco faz parte do ciclo de formação dos acadêmicos da área da saúde e tem como propósito dar as boas-vindas ao ingresso das práticas.

Bastante emocionado, o acadêmico Alessandro Rafael, comentou sobre o seu sentimento ao final da celebração. “Temos que comemorar, é um marco e o início da vivência profissional da gente. Estamos entrando no meio da comunidade, é o que a gente tenta fazer para trazer alguma forma de proporcionar um atendimento diferenciado e de qualidade. É um sonho vestir esse jaleco, ainda não caiu a ficha. É um dia a menos para o CRM (Conselho Regional de Medicina). E a cada dia que passa estamos mais próximos do nosso objetivo”. Finalizou.

A Vice Reitora do UNINTA e Diretora do Campus Itapipoca, Prof. Lara Martins Rodrigues, falou sobre o momento e evidenciou os ensinamentos que a vestimenta traz. “Gostaria de agradecer a todos os familiares e estudantes que estiveram presentes. Estamos muito felizes. Celebramos o dia que caracteriza a colocação do jaleco branco no nosso estudante de Medicina. É uma data e um marco muito importante porque relembra essa significância que é o jaleco. Onde cada estudante aprende desde o primeiro dia de aula a como lidar com a humanidade. E é isso que trabalhamos aqui no UNINTA, para que possamos formar profissionais não só pessoas competentes no científico, mas também como seres humanos integrais”. Enfatizou.

O Coordenador do curso Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Junior destacou a importância da realização da cerimônia, “é um evento que marca uma transição entre a vida de ensino em nível secundário e o ensino médico. O jaleco apresenta o futuro profissional médico, pois eles já são médicos em treinamento. A sociedade traz para ele uma obrigação e um empenho de se apropriar dos conhecimentos, habilidades e das atitudes médicas. Todo o compromisso com a vida e o futuro das pessoas é assumido aqui, nesta cerimônia do jaleco. Ele representa a sua atividade. Quando o profissional se veste com aquilo que lhe caracteriza, você vira um super profissional, o manto traz confiança, dever e obrigação, é assim que eu vejo o Jaleco”.

Ainda segundo o docente, a solenidade tem como objetivo inserir os estudantes na vivência prática da profissão. “Os acadêmicos agora galgam um novo status de muito compromisso e responsabilidade, mas também prazeroso, que é servir como médico, guarda uma importância ainda maior. E o juramento que eles fizeram é um compromisso formal, onde se comprometem com a sua formação, selando um respeito aos mestres e que vão certamente se formar para melhorar a vida das pessoas”. Complementa.

Ao final do momento, após receberem o jaleco, os alunos realizaram o juramento, assumindo o compromisso de seguir todas as normas com ética profissional e responsabilidade.

Sobre o Curso de Medicina Campus Itapipoca

O novo curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA), em Itapipoca, foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) com a publicação da Portaria Nº 642, de 30 de dezembro de 2020. Sua abertura é parte do plano de interiorização do ensino superior no Brasil que, mediante edital público do Ministério da Educação (MEC), selecionou após intensa concorrência, ainda no final de 2018, o UNINTA como instituição apta a conduzir a implantação do primeiro curso de medicina na cidade de Itapipoca.

A seleção considerou aspectos referentes à qualidade de ensino, à excelência institucional, experiência regulatória e sustentabilidade financeira das instituições participantes, ao final da qual o UNINTA foi vencedor, tendo obtido nota máxima em seu projeto pedagógico concorrendo com universidades e centros universitários de todo o Brasil.

O processo seletivo para as turmas de 2022.1 está aberto. A seleção é feita através da nota do ENEM, 100% online, e o curso tem ainda acesso a financiamentos pelo FIES, PraValer, Santander e CredIES. As inscrições podem ser feitas em uninta.edu.br/medicina.