Medicina Campus Itapipoca: Cumprindo protocolos de biossegurança, UNINTA realiza primeiro processo seletivo do curso

Respeitando os protocolos de biossegurança e com distanciamento controlado, conforme as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, Governos do Estado e Município, o Centro Universitário Inta (UNINTA) Campus Itapipoca, realizou na tarde do domingo, 21 de fevereiro, o primeiro processo seletivo, referente ao semestre 2021.1, do curso de Medicina.

O Coordenador da graduação, Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Junior, fala sobre o processo seletivo e ressalta a participação da família nos momentos que antecederam o vestibular. “É uma coroação de um trabalho. Embora tenhamos consciência de todas as dificuldades, estamos felizes que os candidatos tenham trazido suas famílias para conhecer a nossa estrutura e os equipamentos do curso médico da instituição. E a repercussão dessa visita guiada com as famílias foi a melhor possível, mostrando que o UNINTA está seguindo um padrão de excelência”, destaca.

O novo curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA), em Itapipoca, foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) com a publicação da Portaria Nº 642, de 30 de dezembro de 2020. Sua abertura é parte do plano de interiorização do ensino superior no Brasil que, mediante edital público do Ministério da Educação (MEC), selecionou após intensa concorrência, ainda no final de 2018, o UNINTA como instituição apta a conduzir a implantação do primeiro curso de medicina na cidade de Itapipoca.

A seleção considerou aspectos referentes à qualidade de ensino, à excelência institucional, experiência regulatória e sustentabilidade financeira das instituições participantes, ao final da qual o UNINTA foi vencedor, tendo obtido nota máxima em seu projeto pedagógico concorrendo com universidades e centros universitários de todo o Brasil.

Estendendo a qualidade já consolidada pela Medicina do Campus Sobral, o curso em Itapipoca reúne uma estrutura física em completa sintonia com as mais efetivas metodologias de ensino ativo, permitindo o acúmulo de conhecimentos clínicos, de habilidades técnicas e de formas atitudinais da comunicação, liderança, pró-atividade, efetividade e ética profissional, que são fundamentais à formação médica, com preocupação humanística.

A infraestrutura compreende espaços amplos, inclusivos, salas de aula em formato de anfiteatro, salões circulares aproximando docentes e discentes, bibliotecas setoriais e laboratórios em ciências básicas e clínicas, permitindo a prática através de simulações realísticas, preparando o estudante para os grandes desafios da profissão.

A Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos, comenta que a chegada do curso na cidade traz boas expectativas. “Ele [curso] é fruto de um projeto pedagógico construído com excelência por professores, diretores, pró-reitores e coordenadores. Mesmo nesse período de pandemia, acolhemos todos com muita segurança. Junto com o município de Itapipoca, queremos fazer uma formação médica de qualidade, temos contato e somos parceiros da prefeitura municipal e secretaria de saúde, todos com um só objetivo, de fazer na cidade uma faculdade de medicina de excelência”, pontua.

Para a Pró-Reitora Administrativa e membro da comissão de implantação do curso, Profa. Me. Soraya de Oliveira Sá, foi um dia marcante para a cidade de Itapipoca e região, e também para o Centro Universitário Inta (UNINTA). Segundo ela, a graduação “trará consigo, naturalmente, a aceleração do desenvolvimento local.”