Liga Acadêmica de Biomedicina do UNINTA promove I Encontro sobre a conscientização da Doença de Parkinson

Na manhã de quarta-feira, 12 de abril, os acadêmicos da Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada à Biomedicina (LANBIO) do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveram um encontro alusivo ao Dia Internacional de Conscientização da Doença de Parkinson (11 de abril). O evento ocorreu no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e reuniu estudantes e profissionais da área da saúde.

O momento foi conduzido pelas docentes do UNINTA, Profa. Dra. Francisca Rocha e a Profa. Me. Andrine Navarro, que explicaram e discutiram os aspectos gerais da doença, o tratamento e novas intervenções.

O encontro teve como propósito conscientizar sobre a doença e incentivar as pessoas a agirem de forma a impactar o futuro da enfermidade, por meio da pesquisa, do cuidado e na busca por inovações.

Atualmente, a liga é coordenada pelo Prof. Me. Thomaz Oliveira, que esteve presente na palestra comentando que foi uma oportunidade valiosa para promover uma maior compreensão e apoio àqueles que vivem com Parkinson. “Ela é uma doença neurodegenerativa progressiva e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora possa ser debilitante e impactante para aqueles que a vivenciam, a conscientização é o primeiro passo para o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes”. Pontuou.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença de Parkinson afeta mais de 6 milhões de pessoas no mundo (1% da população mundial acima de 65 anos), sendo que 10% dos casos começam antes dos 45 anos.

Biomedicina no UNINTA
Carreira em alta no mercado de trabalho, a Biomedicina possui mais de 30 áreas de atuação para o profissional, que pode desde abrir o seu próprio negócio até realizar as mais complexas pesquisas científicas.

No UNINTA, os acadêmicos contam com um corpo docente qualificado e laboratórios completos, como os de análises clínicas, microbiologia, uroanálise, parasitologia, bioquímica e bromatologia, solidificam os saberes e habilidades, promovendo contato direto com a prática e a pesquisa. A graduação do UNINTA é a única no Ceará a permitir que o estudante se gradue com duas habilitações profissionais.

As inscrições para a turma de 2023.1 estão abertas, com processo seletivo gratuito e totalmente online no site uninta.edu.br/vestibulares.