“Lean Construction: Construindo de Forma Ágil” é tema central de palestra no UNINTA

Na noite desta terça-feira, 28 de março, os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram de uma palestra sobre “Lean Construction: Construindo de Forma Ágil”. O momento, realizado no auditório Professora Eliana Aragão, é fruto de uma parceria do UNINTA com o CreaJr-CE Núcleo Sobral e com apoio do DV Gestão Lean.

O evento reuniu discentes do 1° ao 9° semestre e foi ministrado pelo Engenheiro Civil Diego Rocha, que atua há 7 anos no mercado da construção civil em 6 estados diferentes no Brasil, somando mais de 50.000m2 em obras gerenciadas, inclusive internacionalmente.

O método Lean Construction é uma forma de construir em menos tempo, gastando menos e de maneira mais simples e com mais qualidade. A metodologia vem ganhando espaço dentro da construção civil, com o intuito de evitar grandes retrocessos dentro do canteiro de obras.

Discente do 9° período de Engenharia Civil, Sabrina Balbino Rodrigues, que atualmente está na função de Coordenadora Geral do Creajr-CE Núcleo Sobral e de Coordenadora Estudantil do Centro Acadêmico, explica que o setor da construção civil possui um elevado índice de desperdícios e retrabalhos, sejam eles em relação aos materiais nos canteiros de obra, prazos de entrega, erros de execução e até mesmo em atividades que não agregam valores. “Com o grande avanço das novas tecnologias, as empresas crescem cada dia mais e buscam uma melhor forma de se manterem no mercado, para que, assim, possam ter o lucro e o reconhecimento desejado. A construção enxuta traz uma nova forma de gestão para as construtoras e, para sua aplicação, é necessária uma mudança na tradicional maneira de construir. Com base nisto, é de suma importância a capacitação e apresentação de dados a respeito do assunto para os alunos, pois com a aplicação de visão crítica poderá influenciar de maneira positiva e produtiva para aquele inserido em uma determinada Empresa ou Obra”. Ressaltou.