IV Workshop em Meio Ambiente e Sustentabilidade do UNINTA aborda soluções para a Poluição Plástica

Com o propósito de levantar discussões a respeito de questões globais, entre os dias 15 a 17 de maio, o IV Workshop em Meio Ambiente e Sustentabilidade do Centro Universitário Inta (UNINTA) aborda o tema “Soluções Para a Poluição Plástica”. Com uma programação objetiva, o momento possibilita aos participantes uma imersão sobre os problemas e soluções levantados pelo tema central.

O evento é realizado pela parceria entre os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Tecnologia em Processos Gerenciais (EAD), Tecnologia em Gestão Ambiental (EAD) e Gastronomia (EAD) e teve sua abertura realizada na noite desta segunda-feira (15), no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, no UNINTA campus Sobral.

Para tratar do assunto, a abertura contou com dois importantes palestrantes da área, o Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Oliveira Sousa, que atua no programa de pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais da Universidade Federal do Ceará e é Coordenador do Projeto de Extensão “Litter Less: menos lixo nas praias”; e a Presidente da Cooperativa Cooper Ecológica, Clarisse Budakian Aramian, que também desempenha a função de Coordenadora do MESC (Movimento Eu Sou Catador De Materiais Recicláveis Catadora).

Participante da comissão organizadora e Gestora de Extensão e Responsabilidade Social do curso de Engenharia Civil, a Profa. Me. Raquel Cavalcante Soares contou como foi a escolha dos palestrantes. “Todo ano nós realizamos este workshop e nesta edição pensamos em convidar o Professor Paulo Henrique pelo projeto de pesquisa que implantou com os estudantes da UFC, o Menos Lixo na Praia, que atua na gestão de resíduos sólidos em ambientes costeiros e marinhos. E trouxemos também a Clarisse, que é a presidente das catadoras do Rio de Janeiro e estudou a fundo o lixão da capital conhecida como Cidade Maravilhosa”, declarou.

Confira a programação para os dias 16 e 17 de maio:

Dia 16/05 às 18h:30min

• Oficina e exposição de artesanato promovidos pela Remes – Rede de Mulheres;
  • Oficina Embalagens de alimentos: metas e soluções sustentáveis;
  • Oficina Alimentar o Futuro: uma reflexão sobre a sustentabilidade alimentar;
  • Palestra O Uso de Combustível Derivado de Lixo na Indústria de Cimento;
  • Palestra: Plástico na Indústria da Moda – Calçados.

Dia 17/05 às 08h

• Visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos de Sobral.