INTA realiza Fórum sobre o uso de drogas

No dia 28 de setembro foi realizado o Fórum de Estudantes da Pedagogia, que apresentou discussões sobre “Drogas: causas e efeitos”. A coordenadora do Curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina, professora Me. Cláudia dos Santos Costa, defendeu a temática “Lendo e entendendo as drogas” validando os conhecimentos científicos baseada em leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando no conceito e no uso de drogas.

A Coordenadora do curso de Pedagogia, Francirene Tomaz, fez a abertura apresentando o objetivo do evento e destacando a importância da sociedade despertar para o problema da dependência química, alertando para questões relacionadas ao resgate do dependente químico do mundo das drogas e como cuidar das famílias que possuem algum de seus membros ameaçados pela droga.

A professora abriu o debate relatando os aspectos históricos e alguns dados sobre as causas e efeitos produzidos pelo uso de álcool e outras drogas. Foi apresentado também o Projeto Laços de Família, uma parceria da Defensoria Pública com as Faculdades INTA, que tem como objetivo trabalhar com as famílias em suas questões sociais.

A participação especial dos jovens da Fazenda da Esperança de Sobral, José Valdir, Márcio Borges, Ricardo Cardoso e Francisco Wilson, trouxe um incentivo para os alunos conhecerem todo o percurso do usuário de drogas, os motivos, as causas e consequências através da experiência.

Para finalizar a temática os participantes da Fazenda da Esperança fizeram seus relatos de vivências quando eram usuários de drogas, neste momento os alunos lançaram perguntas sobre o uso, causas e efeitos das drogas e, principalmente, do trabalho realizado no processo de recuperação de vidas da Fazenda da Esperança.

Suyla Marques