Inscrições abertas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Centro Universitário Inta (UNINTA) informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Física e em Pedagogia.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 01 de agosto, para os campos de Sobral e Forquilha. Para o Programa de Residência Pedagógica estão sendo ofertadas 48 vagas com bolsas e 10 vagas voluntárias. Já para o PIBID são 34 com bolsas e 06 vagas voluntárias.

De acordo com o edital, o Programa de Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado, que tenha cursado no mínimo 50% do curso de licenciatura, que é desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo. O residente será acompanhado por um professor da educação básica, denominado preceptor e orientado por um docente do UNINTA, denominado docente orientador.

Já o PIBID visa proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto no qual estão inseridas. Os discentes serão acompanhados, na escola, por um professor da educação básica, denominado Supervisor, e a orientação do discente será realizada por um docente do UNINTA, denominado Coordenador de Área.