HOVET do UNINTA proporciona qualidade de vida aos animais encontrados dentro da instituição

Sendo referência no atendimento e cuidados de animais domésticos, silvestres e de pequeno e grande porte, o Hospital Veterinário (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu neste primeiro semestre, uma série de ações de acolhimento que buscam oferecer e cuidar da saúde dos gatos que são encontrados dentro da instituição.

As ações além de tornar o ambiente mais saudável para os animais e a comunidade acadêmica, proporcionam ainda, experiências práticas para os formandos em Medicina Veterinária, como também, instiga a importância de ações sociais.

Em um primeiro momento, os felinos são levados para exames no hospital, onde os doentes recebem os devidos cuidados médicos e posteriormente, são castrados, identificados e colocados para adoção ou devolvidos ao seu habitat.

O Hospital conta também com a participação de estudantes do curso de Medicina Veterinária no desenvolvimento dessas ações, a acadêmica do 10º semestre e estagiária no local, Rogiane Mendes, acrescenta que, “além da vontade de adotar, é preciso ter responsabilidade com o animalzinho. Levando em consideração que o bichinho já passou por situações adversas, é preciso um cuidado especial com ele”, destaca.

A auxiliar de veterinária no hospital, Maria Janeila, explica detalhes sobre o futuro dos gatos que passam por esse processo. “A gente sabe que nem todos os animais que vivem aqui são aptos para adoção, porque alguns não passaram pelo período de socialização. O que quer dizer que eles não conseguem viver em harmonia com o homem e com outros animais. Pensando nesses animais, o HOVET desenvolveu uma estratégia de mantê-los em suas colônias originais, onde esses animais serão castrados e, posteriormente, irão voltar a viver nas instalações da instituição”, evidencia.

Já o Médico Veterinário Douglas Ferreira, conta que durante a triagem os animais foram separados em dois grupos, recebendo coleiras diferentes para identificar a qual grupo pertenciam. “Os ferais, animais cujo não eram possíveis de adoção, recebiam coleiras vermelhas, e os sociáveis, animais cujo eram aptos à adoção, receberam coleiras amarelas”, pontua.

Sobre o HOVET

O HOVET do UNINTA tem mantido os atendimentos mesmo durante a pandemia. Para tanto, o local tem modificado processos e efetuado melhorias no espaço, adaptando-se para garantir a total biossegurança dos docentes, acadêmicos e público geral beneficiado.

Fundado pelo Chanceler do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, o primeiro hospital veterinário particular de Sobral é referência no atendimento de animais domésticos e silvestres, de pequeno e grande porte.

O hospital, que atende a comunidade sobralense e da região, funciona 24h, incluindo urgências e emergências, além de proporcionar aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da instituição, um local de estágio para práticas e experiências da formação.

Hospital Veterinário do Centro Universitário Inta (UNINTA)
Endereço: Travessa Roma, sem número, no bairro Dom Expedito, Sobral.
Informações e agendamentos: (88) 3614 3540 / 9 9951 0382.