Pesquisar
Close this search box.

Horto Medicinal do UNINTA beneficia a comunidade de Sobral e região

Uma proposta do Centro Universitário Inta – UNINTA, em parceria com o seu curso de Farmácia e demais cursos de Saúde, o Horto de Plantas Medicinais é um projeto que amplia o acesso e as ações de pesquisa universitária, beneficiando também a sociedade. 

O espaço, localizado no Bairro Dom Expedito, em Sobral, adjacente ao campus do UNINTA, conta com um ambiente inteiramente pensado para estudar e analisar a flora utilizada em pesquisas científicas e em projetos de extensão, para aproximar o conhecimento teórico da prática.

Dentre suas destinações, o horto fornece massa verde para a Farmácia Escola do UNINTA, que manipula os medicamentos fitoterápicos, e também fornece mudas validadas cientificamente para as comunidades, associações, ONGs e demais instituições, beneficiando a sociedade.


Horto Medicinal no Projeto Farmácias Vivas

O Horto de Plantas Medicinais do UNINTA tem como objetivo pedagógico trazer a fitoterapia à prática dos acadêmicos da área da saúde e demais áreas, assim como para a comunidade. Ele faz parte do Projeto Farmácias Vivas, idealizado pelo Prof. José de Abreu Matos na década de 80 com o intuito de fazer um resgate cultural, facilitando o acesso às plantas medicinais e contribuindo no tratamento de doenças comuns. As plantas utilizadas no projeto apresentam comprovação científica de sua eficiência terapêutica, garantindo a segurança quanto ao seu uso. 

Os estudantes de cursos da Saúde realizam aulas práticas de identificação botânica das plantas, cultivo e preparações caseiras. Já, os estudantes de Farmácia, além da identificação e cultivo, estudam a composição química, isolamento e purificação dos constituintes químicos dessas plantas, estudam o desenvolvimento de estratégias de formulações de medicamentos e pesquisam possíveis mecanismos de ação dos constituintes químicos. 

Atualmente, a coordenação do Horto Medicinal elabora um Plano para o retorno seguro das aulas práticas no local, para quando houver permissão das autoridades governamentais. 

Fechar
modal